Globalização e Desenvolvimento

Coordenação

António Mendonça (CEsA)

Carlos Sangreman (CEsA)

Sobre

Este grupo reúne investigadores das disciplinas de Sociologia, Economia, Gestão, Ciência Política, Antropologia e História, para se beneficiar de sinergias e promover um aumento qualitativo substancial da sua produção. Pretende ser um grupo líder nesta área, não só no ambiente português e lusófono, mas também no contexto internacional mais amplo.

As principais atividades consistem em pesquisas científicas em três tópicos principais: globalização económica (particularmente mudança em economias emergentes e frágeis), cooperação internacional para o desenvolvimento e migração e diásporas. Serão também considerados outros tópicos, tais como, relações coloniais e pós-coloniais, dinâmicas urbanas, estudos de género e identidades.

Em relação ao foco geográfico, a principal ênfase foi colocada na área lusófona, incluindo o Brasil, as ex-colónias africanas e Timor-Leste. Outras configurações foram objecto de inquérito, como os polos emergentes no Leste Asiático e no Oriente Médio. Pesquisas foram realizadas em cooperação com colegas do Reino Unido, França, EUA e países lusófonos.

Em termos dos resultados, o grupo está concentrado em: coordenação e participação em projetos de investigação; publicação em revistas internacionais revisadas por pares e outras configurações; organização e participação em eventos; articulação com o ensino de mestrado e doutoramento. Uma das iniciativas foi o lançamento do Laboratório de Estudos de Desenvolvimento (DS Lab), que visa especialmente desenvolver projectos conjuntos com o sector público, negócios e sociedade como um todo, envolvendo estudantes de doutoramento e mestrado.

Com base na sua experiência, este grupo também procurará consolidar e aumentar a oferta de serviços externos. Isso inclui ajudar o desenvolvimento das ONGs em termos de localização de fontes de financiamento, bem como a entrega de cursos personalizados e sessões de formação para empresas privadas em expansão internacional.

©2018 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?