Sustentabilidade e Políticas

Coordenador:

Prof. Doutor Nuno Valério (GHES)

—-

O objectivo científico do grupo de investigação Sustentabilidade e Políticas é liderar a investigação contemporânea em questões fundamentais e na resolução prática de problemas reais nos processos económicos e sociais, conduzindo a um futuro mais sustentável e equitativo, alinhado com os valores fundamentais da independência e da transparência.

As prioridades de investigação estão sobretudo concentradas em sete campos principais:

1. Estudos de Bem-estar e Análise de Política Social: incide sobre despesa governamental e programas de bem-estar, segurança social e pensões públicas, economia pública e seguro de desemprego. As áreas de investigação desenvolvidas incluem a história social do Estado-providência Português; o Estado-providência, segurança social e dinâmicas de reforma em Portugal numa perspectiva comparativa; os desafios e o futuro do Estado-providência na Europa. Um outro objectivo é a consolidação de uma rede – ESPANET Portugal -, e o apoio a várias actividades associadas, incluindo a organização de uma conferência anual.

2. População e Envelhecimento: incide em estudos sobre envelhecimento e bem-estar, transferências económicas intergeracionais e envelhecimento e desigualdades sociais e económicas. Além disso, este campo inclui a organização periódica (bienal) de um Workshop Internacional sobre a Socio-Economia do Envelhecimento.

3. Desenvolvimento Local e Estudos Urbanos: é composto de: (a) projetos participativos envolvendo os interesses das partes interessadas (stakeholders), e.g., projectos de acompanhamento relacionados com turismo criativo, como a rota turística da Faixa Piritosa Ibérica em Portugal e a valorização turística do resgate do património arqueológico da região do Alqueva; (b) projectos relacionados com o crescimento económico local e as suas determinantes, e.g. o estudo da análise sectorial sobre a indústria da cortiça na Península Ibérica no Séc. XIX e sobre a sustentabilidade dos alimentos e do desenvolvimento em Portugal (1870-2010), sendo que ambos poderão dar apoio ao futuro da investigação relacionada com agricultura e políticas florestais em Portugal; (c) projectos sobre dinâmicas espaciais e urbanas.

4. Terceiro Sector e Redes Sociais: incide sobre as dinâmicas do terceiro setor e o desenvolvimento de redes sociais.

5. Recursos Naturais e Ambiente: aborda questões relacionadas com a alimentação sustentável (por exemplo, SusDietNet – dietas inovadoras sustentáveis: redes transdisciplinares que juntam nutrição, agricultura e ambiente, o programa ERAfrica da UE e o desenvolvimento de alimentos orgânicos em Portugal), bem como a avaliação socioeconómica de projetos ambientais.

6. Responsabilidade Social das Empresas: foca-se sobre a responsabilidade social das empresas e o papel das políticas públicas, fornecendo um enfoque para projectos multidisciplinares entre os grupos de investigação do CSG. Por exemplo, existe a necessidade de compreender os mecanismos e os efeitos da ética comercial e de uma gestão socialmente responsável no caso das empresas portuguesas que operam em países de língua portuguesa.

7. Avaliação da Sustentabilidade: analisa o grau de sucesso na prossecução de uma sociedade baseada na sustentabilidade e o nível de progresso nesta área. A investigação e o desenvolvimento de projetos baseados em metodologias complementares poderão dar continuidade a projectos anteriores.

Este grupo utiliza múltiplas abordagens de investigação. Planeia-se desenvolver recomendações objectivas para questões-chave de interesse ao nível das políticas públicas, como auxílio ao reconhecimento dos problemas e à tomada de decisão, planeando-se também o envolvimento em actividades de educação para a sustentabilidade, sobretudo nas empresas. A investigação será também desenvolvida a partir de uma perspectiva comparativa da União Europeia, com e entre outros países e regiões, dando voz aos investigadores portugueses.

Lista de investigadores associados a este grupo

©2017 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?