Sustentabilidade e Políticas

Coordenação

foto_nuno-valerio

Nuno Valério (GHES)

foto_idalina-sardinha

Idalina Sardinha (SOCIUS)

isabel-mendes

Isabel Mendes (SOCIUS)

Sobre

O grupo Sustentabilidade e Políticas adopta novas abordagens e ferramentas para responder aos desafios teóricos e metodológicos da ciência da sustentabilidade na solução de problemas sociais concretos. O seu campo de investigação inclui: estudos de bem-estar, política social e económica; socioeconomia do envelhecimento; terceiro sector e organizações não governamentais; desenvolvimento sustentável local; gestão de recursos naturais e meio ambiente; e responsabilidade social corporativa. O grupo baseia-se no argumento de que a investigação deve interagir com a sociedade, de que a investigação desempenha um papel importante no progresso e na melhoria das políticas e práticas de desenvolvimento sustentável.

Os investigadores deste grupo têm diferentes origens (por exemplo, gestão, economia, sociologia, ciências naturais) e contribuem para permitir uma melhor compreensão dos complexos problemas associados à sustentabilidade. Seus estudos foram publicados em muitas revistas internacionais (incluindo o European Journal of Aging, Health & Place, Journal of Cleaner Production, Water Resources Management, Tourism Economics), livros e capítulos de livros. O grupo organiza conferências e escolas de verão e consolida-se em redes internacionais através da elaboração de documentos conjuntos e propostas conjuntas de projectos. Coopera no ensino de programas de doutoramento e investe na partilha de conhecimentos com a sociedade, através da prestação de serviços de consultoria científica.

Pesquisas adicionais são planeadas em programas públicos e assistência social. A investigação sobre o envelhecimento consiste em incluir estudos sobre transferências económicas intergeracionais e desigualdades sociais e económicas. Uma área a ser desenvolvida é o uso de abordagens de rede para o desenvolvimento sustentável local, com foco no envolvimento da comunidade e na dinâmica da paisagem. Também, serão planeados estudos sobre alimentos sustentáveis, incluindo alimentos orgânicos e confiança do consumidor, agroflorestação e agrobiodiversidade, bem como os conceitos e práticas de responsabilidade social corporativa e ética empresarial nas organizações.

©2018 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?