Quem somos

O CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão é uma unidade de investigação criada em 2013, através de um consórcio estabelecido entre o ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do ISEG, CESA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, GHES – Gabinete de História Económica e Social, e SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações.

O CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão pertence ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão / Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa, uma instituição dedicada ao ensino e à investigação, fundada em 1911.

ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do ISEG
Centro de investigação criado em 2007 para incentivar e apoiar investigação inovadora e de alta qualidade em Gestão. Tem como objectivo desenvolver investigação de topo, combinando uma profunda base teórica com uma extensa pesquisa empírica. Do ponto de vista jurídico é uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja equipa de investigação é maioritariamente composta por docentes do ISEG. Está empenhado em incrementar a produção de trabalho científico a apresentar em conferências internacionais de topo, tal como a produção de artigos científicos publicados em revistas reconhecidas. Pretende ainda promover a realização regular de Cursos de Verão e seminários de investigação, permitindo a interação dos seus membros com os principais investigadores em vários campos da Gestão. Este contacto permite aos investigadores do ADVANCE – muitos dos quais doutorados no estrangeiro – serem frequentemente expostos à influência da investigação de ponta.

CESA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento
Centro de investigação fundado em 1983. É uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja equipa de investigação é composta por docentes do ISEG, investigadores a tempo inteiro e docentes de outras universidades. Dedica-se ao estudo do desenvolvimento económico, social e cultural de países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, com particular ênfase no estudo dos países de língua portuguesa em África, China e Ásia-Pacífico, assim como Brasil e outros países do Mercosul. Além disso, o CEsA desenvolve investigação sobre muitos outros tópicos teóricos ou aplicados relacionados com estudos de desenvolvimento, em que se incluem a globalização e a integração económica. Do ponto de vista metodológico, o CEsA sempre procurou promover uma abordagem multidisciplinar para o fenómeno do desenvolvimento, e uma interligação permanente entre os aspectos teóricos e aplicados da investigação. Além disso, o centro aposta na organização e expansão da investigação, através da aquisição de bibliografia e de bases de dados, bem como através da troca de publicações com outros centros de investigação.

GHES – Gabinete de História Económica e Social
Centro de investigação fundado em 1975. A sua equipa de investigação é essencialmente composta por docentes do ISEG. É desde 2011 uma unidade autónoma e uma instituição privada sem fins lucrativos. As principais atividades do GHES são a investigação fundamental e aplicada em História Portuguesa contemporânea e moderna, tanto no contexto europeu como mundial e, também, o apoio à docência na área científica de História no ISEG, incluindo a preparação de teses de doutoramento no âmbito dos programas de História e de Estudos do Desenvolvimento. Estas actividades estão relacionadas com duas áreas científicas principais: história económica e história empresarial. A história económica inclui a investigação relacionada com temas macroeconómicos, nomeadamente o crescimento económico, a história monetária e financeira, história marítima, história florestal, o estado providência e a integração europeia. A história empresarial inclui investigação relacionada com temas microeconómicos, tais como a estrutura, estratégia, propriedade e desempenho das empresas e outras organizações, e também a história dos mercados.

SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
unidade de investigação do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, criada em Maio de 1991 por docentes e investigadores. O SOCIUS é acreditado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia -, e nas avaliações de Unidades de I&D tem sido classificado como “Excelente”, desde 1999. A sua principal área científica de atuação, a Sociologia Económica e das Organizações, é entendida numa aceção ampla que privilegia os múltiplos pontos de contacto entre a Sociologia e a Economia contemporâneas, e outras Ciências Sociais interessadas no estudo da interseção entre as realidades económica e organizacional. A equipa de investigação do SOCIUS é constituída, principalmente, por membros do corpo docente do ISEG; bolseiros de investigação a tempo inteiro, investigadores de pós-doutoramento e professores de outras universidades.

O objectivo da convergência entre os quatro centros foi o de reunir numa mesma estrutura um conjunto de investigadores que partilham uma concepção semelhante do estudo da realidade sócio-económica e organizacional, aumentando a massa crítica e potenciando a complementaridade de abordagens.
A investigação por eles praticada integra as variáveis sociais e comportamentais na compreensão de fenómenos complexos, cuja particularidade decorre ainda do espaço e do tempo em que se situam.

Entende-se que a associação destes investigadores permite o cruzamento das suas concepções de pesquisa, articulando-os nos mesmos grupos e linhas de investigação, criando eventos comuns e gerando mais oportunidades de trabalho conjunto – numa palavra, permitindo o avanço científico nas suas áreas e a melhor disseminação e transferência de conhecimento para a sociedade.