PASSDA – Produção e Arquivo de Dados de Ciências Sociais

PASSDA é uma infraestrutura que articula a componente nacional de duas infraestruturas europeias existentes e nas quais Portugal está integrado: o ESS-ERIC, orientado para a produção de dados sobre comportamentos, atitudes e mudança social; e o CESSDA-ESFRI, orientado para o arquivo de dados de pesquisas científicas internacionais. Com a PASSDA, os cientistas sociais portugueses vão beneficiar de uma infraestrutura que alimentará de forma continuada a sua investigação, promoverá a interdisciplinaridade, o intercâmbio metodológico e a internacionalização, factores fundamentais para o desenvolvimento do sistema científico e tecnológico nacional. Para atingir estes objectivos as entidades que integram o projecto irão articular as áreas de especialidade por forma a construírem uma infraestrutura coerente e capaz de mobilizar sectores significativos dos cientistas sociais portugueses. Esta articulação será realizada através de um plano de gestão integrador da diversidade de valências.

INTREPID COST – Interdisciplinary in Scientific Research Network

INTREPID consiste numa network de 27 países com o objectivo geral de melhor entender como é possível atingir a interdisciplinaridade na Europa de forma mais eficiente e efectiva, a fim de aumentar nossa capacidade de enfrentar os desafios globais (urbanos) contemporâneos, caracterizados pela crescente complexidade e incerteza.

Investigação interdisciplinar e colaborativa é reconhecida como precondição para a resolução de desafios societais e planetários. Contudo, embora a interdisciplinaridade esteja a tornar-se central para as agendas de investigação científica, e esteja a ser reconhecida como precondição para a sustentabilidade, a sua efectiva implementação em projectos de investigação permanece uma excepção à regra.

PLOTINA – Promoting Gender Balance and Inclusion in Research, Innovation and Training

O PLOTINA visa criar um local de trabalho inclusivo, diversificado e de apoio onde as mulheres e os homens possam realizar excelentes pesquisas. O consórcio PLOTINA representa a diversidade das European Research Performing Organizations (RPOs), bem como a diversidade dos ambientes sociais e culturais europeus numa série de disciplinas. O objectivo geral da PLOTINA é permitir a implementação e avaliação de Planos de Igualdade de Género (GEPs) adaptados com estratégias inovadoras e sustentáveis.

EADI – European Association of Development Research and Training Institutes

The European Association of Development Research and Training Institutes é a principal rede europeia no campo da investigação e formação em desenvolvimento. EADI é uma rede europeia de institutos, investigadores e estudantes de várias disciplinas no campo de estudos de desenvolvimento.