Conhecimento, Tecnologia e Estratégia

Este grupo concentra-se em cinco principais áreas de pesquisa: sistemas de informação para gestão; marketing e estratégia; inovação e tecnologia; gestão do conhecimento; e questões de ciência-governança. Em todas essas áreas, os principais keywords são conhecimento, tecnologia e inovação, que são considerados em vários níveis: meso, macro e micro. Os investigadores deste grupo têm diferentes origens e competências científicas (por exemplo, gestão, economia e sociologia), contribuindo para uma melhor compreensão dos complexos problemas enfrentados por indivíduos, organizações e países.

O objectivo principal é desenvolver pesquisas de alta qualidade inovadoras e reconhecidas internacionalmente. O grupo pretende divulgar suas descobertas à sociedade, fortalecendo as relações com a indústria, o Estado, as comunidades e os indivíduos.

O grupo pretende compreender como a tecnologia pode promover a transferência de conhecimento e desenvolver estratégias de inovação e, também, o que está por detrás da concepção da tecnologia e do conhecimento tecnocientífico. Um dos principais fluxos de investigação centra-se no estudo do efeito de novas tecnologias em sistemas de informação (por exemplo, gestão de segurança da informação, negócios móveis, CRM) e também gestão de conhecimento (por exemplo, partilha de informações, transferência de conhecimento). Um segundo fluxo da investigação centra-se no marketing, na estratégia e na governança corporativa, bem como no papel das novas tecnologias (por exemplo, comportamento do consumidor, redes de negócios, estratégia internacional, governança corporativa, marketing digital, transformação digital). Um terceiro fluxo de investigação concentra-se no estudo dos contextos de produção do conhecimento, dando atenção a controvérsias, conflitos e assimetrias de poder, bem como os efeitos colaterais das tecnologias.

Além desses temas, as prioridades para a pesquisa futura incluem grandes desafios para as sociedades contemporâneas, incluindo ciência dos dados e análise de negócios, internet de coisas, realidade virtual, inteligência artificial, marketing digital e conhecimento tecnocientífico.

Coordenação

foto_helena_martins_goncalves

Prof. Helena Gonçalves

Prof. Graça Silva

Prof. Carlos Bastien

Log in with your credentials

Forgot your details?