CSG | Ciência Aberta

Divulgação de Ciência e Outreach

(1) A estratégia de Comunicação de Ciência do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (associado ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa) está orientada para a informação científica multidisciplinar em Gestão, Finança, História Económica, Sociologia Económica e Organizacional e Estudos de Desenvolvimento, junto do seu público-alvo:

• investigadores/as,
  • professores/as,
  • alunos/as,
  • público em geral interessado nestas matérias.

(2) Prioriza a divulgação das iniciativas dos/as investigadores/as, desde conferências, debates, workshops, publicações, e proporciona a estes/as o acesso a um clip de notícias actuais sobre investigação e ciência, informação de tecnologia para a ciência, recursos para a investigação e a publicações científicas em acesso aberto.

(3) Concentra a sua actividade na divulgação de informação seleccionada a partir de plataformas de especialidade, seguindo o critério editorial das áreas científicas core da comunidade CSG.

Tem três focos fundamentais:

• a curadoria de informação relevante nestas áreas;
  • a visibilização da actividade dos investigadores/as;
  • estreitar o envolvimento da sociedade em geral em matéria de ciência.

(4) Semanalmente, o CSG lança campanhas de “mass mail” com vista à divulgação internamente dos eventos relevantes à comunidade científica (saber +) e com o objectivo de divulgar externamente as iniciativas do consórcio.

(5) É realizada, numa base diária, cobertura factual de notícias sobre os temas sobre os quais se debruça esta comunidade científica e realçada a participação dos/as investigadores/as do CSG em eventos científicos.

(7) A partir de 2017, o CSG produz semanalmente um boletim digital que é dirigido maioritariamente aos membros associados e aos seus interesses de investigação. Este encontra-se em acesso aberto e em subscrição aberta. É disponibilizado um arquivo das Newsletters passadas,  num total de 84 campanhas levadas a cabo até ao momento, que se encontra consultável aqui.

(8) Todas as informações e novidades do nosso site são apresentadas de forma bilíngue, em português e inglês, para viabilizar e internacionalizar o alcance das actividades do CSG.

(9) A partir de 2018, o CSG disponibiliza uma brochura que fornece uma visão geral dos resultados alcançados em 2017, que pode ser lida aqui.

(10) Diariamente, são realizadas várias campanhas via “mailing-list” com informação relevante junto de alunos/as dos programas de mestrados, doutoramento, investigadores/as e professores/as associados/as ao CSG.

(11) Anualmente, o CSG organiza um Fórum com vista à disseminação e debate entre pares da investigação desenvolvida durante esse ano. Este ano de 2018, realizou-se o 3º Fórum de Investigação CSG (saber +), do qual resultará em setembro deste ano um Livro de Actas, com as publicações das comunicações aí apresentadas pelos investigadores/as, alunos/as de doutoramento e professores/as. Constitui este um elemento fulcral na divulgação das iniciativas científicas dos investigadores que integram o CSG.

(12) A comunicação CSG rege-se por princípios “gender sensitive” e por uma política de privacidade estrita, que pode ser conhecida aqui. Os contactos e imagens são estritamente considerados para efeitos de divulgação de ciência e mediante autorização expressa do/a subscritor/a/ ou do/a investigador/a.