Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

A ULisboa irá atribuir, ao abrigo do protocolo de parceria existente entre a FCT e a Ulisboa, 30 bolsas de doutoramento, designadamente no âmbito da European University Unite!

A Universidade de Lisboa (ULisboa) integra a rede University Network for Innovation, Technology and Engineering (Unite!), juntamente com a Technical University of Darmstadt (Alemanha), Aalto University (Finlândia), KTH – Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble Institute of Technology (França), Politecnico di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Áustria) e Wroclaw University of Science and Technology (Polónia). A ULisboa e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram um protocolo de parceria para a atribuição de bolsas de doutoramento nas áreas prioritárias de intervenção da Unite!

A ULisboa atribuirá um total de 30 bolsas, nomeadamente 15 em 2023 e 15 em 2024, em três áreas prioritárias (apesar de não serem excluídas outras áreas):

• Armazenamento e Conversão de Energia (energia fotovoltaica, eólica, baterias, hidrogénio) (8-10 bolsas de estudo)
  • Inteligência Artificial (8-10 bolsas de estudo)
  • Indústria 4.0 (8-10 bolsas de estudo)

Implementação

1- Envio dos tópicos dos projetos de doutoramento
Um potencial orientador de uma das Escolas da ULisboa deverá preparar uma proposta (composta por 3 slides sem animação) em colaboração com um co-orientador de um parceiro Unite! e com a eventual cooperação de parceiros industriais.

Por favor, preencher o formulário.
Por favor, enviar propostas em Energia (Fátima MontemorCarlos Silva); Inteligência Artificial (Ana Paiva); ou Indústria 4.0 (Paulo Peças)
Mais informação: ULisboa KLO

2- Seleção dos tópicos dos projetos de doutoramento com base nas propostas recebidas
Os tópicos dos projetos de doutoramento serão selecionados entre as várias propostas recebidas. Será dada prioridade a propostas em que a Unite! aprove o financiamento da respetiva bolsa de estudo (através de projetos ou outro tipo de instrumento).

3 – Concursos oficiais para atribuição de bolsas de doutoramento
Os estudantes poderão candidatar-se a uma bolsa de estudo num projecto selecionado. Cada concurso para a atribuição de bolsas de doutoramento será aberto em conformidade com os regulamentos da ULisboa e da FCT e especificará os respetivos tópicos dos projetos, assim como o júri de avaliação.

As candidaturas deverão ser remetidas para: bolsas.ciencia@reitoria.ulisboa.pt

4- Seleção dos candidatos para as bolsas de doutoramento
Os candidatos às bolsas de doutoramento serão selecionados pelo júri de avaliação de cada concurso.

5- Matrículas e início do ano académico
Os candidatos selecionados inscrever-se-ão num programa de doutoramento disponibilizado pelas Escolas da ULisboa e iniciarão o respetivo ano académico durante o mês de Setembro.

Envio dos tópicos dos projetos de doutoramento: até 17 de março de 2023

Seleção de tópicos dos projetos de doutoramento: até 27 de abril de 2023

Concurso oficial bolsas de doutoramento nos projetos selecionados: 8 de Maio de 2023

Avaliação e seleção dos candidatos: Junho de 2023

Inscrição e assinatura do contrato de bolsa de doutoramento: Julho de 2023

Informação disponível no site da Universidade de Lisboa.