
Unidade de investigação:
Resumo biográfico:
José Amilton Joaquim, licenciado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, Mestre em Ciência de Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - Portugal, doutorando em Sociologia Económica e das Organizações pela Instituto de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal. Docente na Universidade Eduardo Mondlane - UEM-Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto - ESNEC. Foi docente no Instituto Superior Politécnico de Gaza desde 2008 a 2014, onde também exerceu funções de Chefe do Registo Académico, Chefe do Gabinete do Diretor Geral e Diretor do curso de Economia Agrária. Foi também Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas na UEM-ESNEC. Foi mentor e coordenador do Projecto de Empoderamento e Desenvolvimento Socioeconómico da Mulher com a sigla na língua italiana PESED na ESNEC em 2015-2016. Um projeto financiado pela Cooperação Italiana em coordenação com o Centro de Coordenação dos Assuntos de Género - CECAGE. É membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS/ISEG/ULisboa). Apresentou comunicações em várias conferências científicas em Moçambique, Portugal e Cabo Verde em temáticas como temáticas sobre Educação Bilingue, Desenvolvimento Socioeconómico da Mulher e Financiamento do Ensino Superior. Atualmente está envolvido no estudo sobre o Financiamento do Ensino Superior em Moçambique: A comparticipação dos estudantes/famílias na província de Gaza. De entre as suas publicações, destacam-se: (1) Joaquim, J. A.; Joaquim; J. M. M.; Rosário, N. M.; Eliseu, C. M. R.; Mula, N. A. & Macuácua, Q. A. (2017). Avaliação do Nível de Acesso aos Serviços de Crédito, Público e Privado, das Micro e Pequenas Empresas Pertencentes e/ou Lideradas por Mulheres na Actividade Agrícola na Província de Gaza. In Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento-AICS e Centro de Coordenação dos Assuntos de Género-CECAGE (Org.). Empoderamento Sócio-económico das Mulheres em Moçambique Reflexões e recomendações no fim do programa PESED. Maputo: Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento-AICS, pp. 12-13; (2) Joaquim, J. A. (2018). Educação Bilingue em Moçambique: Um estudo de caso, na provincial de Gaza, centrado nas praticas pedagógicas do Ensino Básico. Beau Bassin: Novas Edições Académicas, p. 314; (3) Joaquim, J. A.; Rosário, N. M. & Joaquin, J. M. M. (2018). Nível de acesso ao crédito às PME ́s agrícolas lideradas pelas mulheres: Um estudo no âmbito do empoderamento socioeconómica da Mulher realizado em Moçambique na província de Gaza. Beau Bassin: Novas Edições Académicas, p. 102; (4) Buza, A.; Nkula, N. M.; Brito A.; Vicente, N. B.; Cossa, E.; Joaquim, J. A.; Cabrito, B. G.; Cerdeira, L.; Machado, M. L. e Patrocínio, T. (2018). Expansão, qualidade e acessibilidade no ensino superior na CPLP: os casos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. In Alda Castro; António Cabral Neto; Belmiro Cabrito; Luísa Cerdeira; Vera Jacob Chaves (Org.). Educação Superior em Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios em tempo de crises. Lisboa: EDUCA, pp. 119-175.
Investigador:
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