27-28 FEV e 6-7 MAR 2018 | Curso de Formação SOCIUS/ISEG | Resiliência e Sustentabilidade de Destinos Turísticos

banner_curso-formacao-sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação, RESILIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS, com organização do SOCIUS/CSG, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, Universidade de Lisboa.

O Curso irá decorrer no ISEG, nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 6 e 7 de Março de 2018, terças e quartas, das 14:00 às 17:00.

PROGRAMA

• Introdução aos conceitos de resiliência e sustentabilidade em destinos turísticos;
  • Avaliação de vulnerabilidades e de fatores de perturbação com análise de estudos de caso;
  • Metodologias de desenvolvimento de planos de resiliência e de turismo sustentável;
  • Aplicação prática de conhecimentos com desenvolvimento de um plano de resiliência e sustentabilidade.

OBJETIVOS
Colmatar uma lacuna no que respeita a competências em planeamento para a resiliência e sustentabilidade. Na conclusão deste curso os participantes estarão habilitados a:

• Discutir criticamente conceitos-chave relacionados com resiliência e turismo sustentável;
  • Identificar vulnerabilidades e fatores de perturbação da resiliência em destinos turísticos;
  • Desenvolver planos estratégicos de resiliência e turismo sustentável com base em metodologias robustas de análise (e.g. metodologia da Resilience Alliance).

CONTEÚDO PEDAGÓGICO
O curriculum deste curso é baseado em investigação e casos práticos realizados nesta área, visando desenvolver nos participantes competências sólidas, espirito crítico e inovador, conhecimento e experiência no que concerne ao desenvolvimento de planos estratégicos de resiliência e de turismo sustentável.
No que respeita às metodologias de aprendizagem será dado especial enfase ao visionamento de vídeos temáticos, desenvolvimento de exercícios em grupo de aplicação de conceitos‑chave, bem como análise de estudos de caso que promovam uma discussão informal, embora crítica, entre os participantes. Alguns dos materiais usados nas aulas (e.g. vídeos, papers, etc) poderão ser ministrados em Inglês.

FORMADORA

Ana Rita Sampaio: Doutorada em Turismo Sustentável no International Centre for Responsible Tourism, Leeds Metropolitan University (actual Leeds Beckett University), no Reino Unido, e licenciada em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Realizou ainda Pós‑doutoramento no Centro de Estudos Geográficos do IGOT – Universidade de Lisboa, no âmbito do Projecto Europeu SECOA – Solutions for Environmental Contrasts in Coastal Areas: global change, human mobility and sustainable urban development.

DESTINATÁRIOS

Este curso está especialmente vocacionado a profissionais da área do turismo, técnicos de municípios e outros agentes locais, operadores turísticos, bem como a titulares de licenciatura ou detentores de curriculum profissional relevante, e outros interessados em resiliência, turismo sustentável e responsabilidade ambiental e social.

CERTIFICAÇÃO

A todos os participantes que concluam a formação será emitido um certificado pelo SOCIUS/ISEG-Ulisboa.

DURAÇÃO: 12h

PREÇO: 300€ | -20% para estudantes, investigadores do CSG e desempregados.

Inscrições online, até 13 de Fevereiro.

Contactos: sociuseventos@iseg.ulisboa.pt | 213925914/0