CEsA inaugura ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) inaugura “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”, ciclo de filmes em formato cineclube que procura debater e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique.

O ciclo conta com sessões mensais, com as exibições a decorrerem entre novembro de 2022 e julho de 2023, no Auditório da Caixa Geral de Depósitos do ISEG – Lisbon School of Economics and Management. Cada sessão conta com a presença dos realizadores, guionistas e outras pessoas envolvidas nos filmes em exibição, e com a presença de moderadores que em cada sessão irão promover o debate e a troca de ideias entre a audiência e o público.

Entrada livre

Cinema e Descolonização: Moçambique em foco
Coordenação: Jessica Falconi – CEsA/ CSG/ ISEG – ULisboa; Curadoria: Isabel Noronha e Camilo de Sousa Consultoria científica: Joana Pereira Leite e Ana Mafalda Leite (CEsA/ CSG/ ISEG – ULisboa); Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa

5 novembro, 10h30 – Auditório CGD, ISEG
O Tempo dos Leopardos (Vreme leoparda)
Zdravko Velimirovic, Moçambique, Jugoslávia, 1985
Ficção, 91 min.

Moçambique, 1971. Um grupo de guerrilheiros moçambicanos, liderado por Pedro (Santos Mulungo), luta contra o sistema colonial português e enfrenta também tensões e traições internas ao movimento de libertação. Um filme épico e um drama político sobre a luta de libertação e a descolonização.

_________

A sessão é seguida de debate com Camilo de Sousa (assistente de realização), Iolanda Vasile (investigadora), e Luís Carlos Patraquim (guionista).

Mais informações no site do CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento.