5-8 JUL 2017 | ASEPELT: XXXI Congresso Internacional de Economia Aplicada

ISEG, 5-8 Julho 2017

banner_asepelt_pt

O XXXI Congresso Internacional de Economia Aplicada: ASEPELT 2017, terá lugar em Lisboa, entre 5 e 8 de Julho de 2017.

A organização é da responsabilidade do ISEG/ULisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa) que vem trabalhando no sentido de vos oferecer um estimulante programa científico e social para este Congresso. Esperamos que este possa corresponder às vossas expectativas e constitua uma razão reforçada para a vossa presença e participação ativa no debate científico que se propõe.

O tema do Congresso – “Economia Real e Finanças”, tem como objetivo central estimular o debate em torno da Crise e Globalização, e seus efeitos na economia mundial, em especial a Europeia nos países Ibéricos.

Os impactos que estes fenómenos têm trazido para a chamada economia real e o processo de financeirização da economia (e respetivos riscos) que lhe tem estado associado; as possíveis respostas para a saída da crise e estímulos a um novo modelo de desenvolvimento, vão estar no centro dos nossos debates. Um especial atenção às questões da economia aplicada e das metodologias e técnicas de análise da informação económica e empresarial está, igualmente, nos objetivos. do Congresso.

A discussão e debate em torno destas questões, para além da atualidade, apresentam, seguramente, uma elevada relevância académica, quer a nível teórico quer a nível prático, e constitui ainda uma garantia de um Congresso muito proveitoso parra os investigadores e académicos interessados. A discussão destas temáticas e dos novos contextos socio-políticos saídos das recentes eleições americanas, em especial os que se referem aos novos populismos e à nova tendência para o protecionismo, estarão entre as questões a abordar. Fazemos, inclusive, um apelo à apresentação de visões diferenciadas que ultrapassem as habituais discussões que são sugeridas.

Esperamos que as áreas temáticas propostas cubram as expetativas de participação dos investigadores interessados – desde áreas mais próximas da teoria económica até áreas mais próximas de abordagens empíricas e com imensa diversidade de áreas científicas para permitir a abordagem multidisciplinar que se impõe na análise da problemática sugerida. Mantemos igualmente a área “de jovens investigadores” para estimular a apresentação de trabalhos e projetos de mestrado.

DATAS IMPORTANTES

– Submissão de resumos: até 20 Abril 2017