25-26 OCT 2019 | 6º Workshop Internacional em Sócio-Economia do Envelhecimento – Chamada de trabalhos

Organizadores:
Paula Albuquerque (SOCIUS/CSG, ULisboa)
Francisco Nunes (UECE/ISEG, ULisboa)

Keynote Speaker:
Helmuth Cremer, Toulouse School of Economics, França

Prazo para submissão dos resumos: 13 de maio de 2019

O IWSEA pretende ser fórum para a apresentação e discussão de temas relacionados com o envelhecimento da população, uma das mais importantes transformações sociais dos nossos tempos.

A pesquisa sobre o envelhecimento transcende as fronteiras disciplinares e isso reflete-se nas múltiplas dimensões abordadas no workshop. São aceites submissões de documentos teóricos, empíricos e políticos. Os tópicos sugeridos incluem, mas não estão limitados a, à relação entre o envelhecimento da população e:

• Políticas económicas e envelhecimento das sociedades.
  • Ciclo de vida do consumo e perfis de economia.
  • Comportamento no mercado de trabalho.
  • Bem-estar ou felicidade.
  • O status económico dos idosos.
  • Pobreza, desigualdade na distribuição de rendimento e exclusão social.
  • Os direitos humanos dos idosos.
  • Sociedades amigas da idade.
  • Envelhecimento da população nos países em desenvolvimento.
  • Bancos de dados e estatísticas para pesquisas sobre envelhecimento.

As propostas devem conter título, nome(s) do s) autor(es), afiliação institucional, três palavras-chave e resumo estendido (2-3 páginas), e enviadas por e-mail para papers2019@iwsea.pt até ao dia 13 de maio de 2019.

Após a aceitação, será necessário o registo com uma taxa de 160 Euros. A taxa da conferência inclui o acesso a todas as sessões, materiais da conferência, os procedimentos da conferência, coffee-breaks, almoço e um jantar especial com a música típica portuguesa (Fado).

Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais electrónicos da conferência.

A fim de garantir que todos os trabalhos tenham feedbacks relevantes, este workshop tem discussants previamente designados. O prazo para a recepção do artigo completo é o dia 7 de setembro de 2019.