No âmbito da 4ª Edição do Ciclo de Livros do Nosso Tempo, tem lugar próximo dia 18 de outubro, das 15h às 16h, no ISEG (Auditório 2, Quelhas, nº6, Lisboa) a apresentação do livro A Economia do Bem Comum, de Christian Felber, pelo professor Pedro Verga Matos.
Sinopse:
Há cada vez mais pessoas conscientes de não estarmos a viver uma crise económica ou financeira isolada. Parte do problema são as bolhas económicas especulativas, o desemprego, a desigualdade, as alterações climáticas, a pobreza, a crise de valores e, acima de tudo, a crise da democracia, sintomas de uma crise generalizada do sistema económico. Os governantes afirmam que «não há alternativa». No entanto, Christian Felber demonstra que existem alternativas ao sistema económico e financeiro actual.
Há algo que funciona além do capitalismo e do comunismo: A Economia do Bem Comum, o modelo alternativo de economia de mercado ético que tem vindo a despertar um enorme interesse em todo o mundo. Neste livro revolucionário explicam-se detalhadamente os principais valores em que este modelo assenta – a dignidade humana, a solidariedade, a sustentabilidade ecológica, a justiça social e a democracia.
Sobre o autor:
Christian Felber estudou Filologia Hispânica, Psicologia e Ciência Política em Madrid e Viena. Desde 2008, é professor associado na Universidade de Economia de Viena, cidade onde vive. Bailarino de dança contemporânea e autor de vários bestsellers, foi o fundador do projecto Banco para o Bem Comum e do movimento internacional da Economia do Bem Comum. A Economia do Bem Comum, o seu livro mais vendido, já se encontra traduzido em cerca de dez países.