10 OUT, 18h | Lançamento do livro “Endividamento Brasileiro – Um Grande Negócio” de Rabah Benakouche

Próximo dia 10 de outubro 2018, tem lugar no ISEG , às 18h (Auditório 2, Quelhas nº6, Lisboa) o lançamento do livro Endividamento Brasileiro – Um Grande Negócio (2018), do Professor Rabah Benakouche (com prefácio do professor Joaquim Ramos Silva), com apresentação do Professor José Maria Carvalho Ferreira.

Sinopse:

O Brasil não foi endividado. Nem externa, nem internamente. Nem no passado, nem no presente. Endividou-se – por iniciativa própria e sem vassalagem. Decisores públicos do setor econômico do governo – em sintonia com as “expectativas” do mercado (nativo e de sua vertente internacional) – formularam e executaram, informalmente, políticas de endividamento (externo e interno) do Estado centrando-se na atração do capital externo, em todos os governos, de 1947 até hoje. Políticas essas que foram deliberadas e centradas no endividamento continuo, permanente e crescente do Estado – processo entendido como endividamentismo, o qual tem sido, simultânea e sincronicamente, um grande negócio para atores nativos e internacionais, bancos, fundos de pensão, grandes empresas, decisores públicos, políticos, dentre outros. Contempla interesses e políticas de uns e outros, dele se obtém benefícios financeiros, se implementa projetos ou leis ou decisões, se colhe ganhos simbólicos, se valoriza outplacement, ou se pratica alinhamento político internacional preconizado por entes internacionais ou/e países hegemônicos. Ganhos múltiplos e multi-formas (financeira, política, geopolítica, simbólica, network e outras) propiciados fizeram dele um Grande Negócio!
Análise desenvolvida baseia-se em Macroeconomia mesclada com conceitos e métodos oriundos do Science Studies (em especial: Bruno Latour e Michel Callon) e da “filosofia prática” de Michel Foucault. [+]

Sobre o autor:

Rabah Benakouche é Docteur d´État em Ciências Económicas pela Universidade de Paris, Doutor em Engenharia Industrial pela École Centrale de Paris, Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil); Investigador do SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Entre outros, é autor dos títulos: Acumulação Mundial e Dependência, Ed. Vozes, 1980; O que é Capital Internacional, Ed. Brasiliense, 1982; Avaliação Monetária do Meio Ambiente, Ed. Mc Graw Hill, 1994 (em coautoria); Qualidade Cabocla, Ed. UnB, 1997 (em coautoria).

A entrada é livre, mediante inscrição prévia.
Faça a sua inscrição aqui