Uma Floresta para o ISEG・Projeto TERRARE: investigação-ação para a regeneração eco-social

No próximo mês de Setembro vamos lançar o processo participativo para a criação e manutenção de uma mini-floresta urbana no ISEG.

Este processo integra o projeto de investigação TERRARE: investigação-ação para a regeneração eco-social, coordenado por Oriana Rainho Brás, investigadora do SOCIUS/CSG, e conta com o apoio do e do ISEG Sustainability. A FCUL, pioneira na criação de mini florestas urbanas em Portugal, é parceira do projeto.

Ao longo dos meses do outono e do inverno de 2023 serão realizadas oficinas eco-sociais para envolver a comunidade universitária e desenvolver o conhecimento necessário à criação e manutenção de uma floresta segundo o método “tiny forest” proposto pelo biólogo Akira Miyawaki. Este método segue os princípios da sucessão natural, através da plantação densa de espécies autóctones (nativas) em espaços pequenos, que permite o seu rápido crescimento. O modelo de tiny florest traz diversos benefícios como aumento da biodiversidade local, absorção de carbono, fixação de água, regulação térmica e regeneração do solo. Os membros da comunidade do ISEG estão convidados a participar na criação desta floresta, que pretende ser uma laboratório vivo e participado desde o planeamento, design, implementação, ao cuidado e ao usufruto.

O aranque do projeto acontece neste verão, quando será realizada a cobertura do terreno escolhido para a mini-floresta, junto à Biblioteca Francisco Pereira de Moura. Esta metodologia será aplicada para eliminar as ervas invasoras sem danificar a camada superficial do solo, para que esteja preparada para a plantação. O projeto conta também com a parceria da Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA., que fornecerá o composto orgânico para enriquecimento do solo.

O projeto de investigação TERRARE pretende refletir sobre os processos eco-sociais envolvidos na criação de uma mini-floresta urbana com a participação da comunidade universitária, e sobre a investigação em torno da regeneração do solo através da reflorestação comunitária.

Uma floresta para a universidade, uma universidade para a floresta. Valores e ações positivos no presente e para o futuro.