Transportes, Território, Economia • Seminário, 21 Setembro

O seminário “Transportes, Território, Economia”, integrado nas atividades do projeto TiTuSS (Impactos Económicos, Sociais e Ambientais da Expansão da Rede de Transportes e seus efeitos no Sistema Urbano), decorre no próximo dia 21 de Setembro, e vai discutir e refletir sobre o papel do sistema de transportes na sustentabilidade territorial do modelo de desenvolvimento económico, e sobre os impactos territoriais da expansão da rede de autoestradas.

Portugal tem uma das redes ferroviárias menos densas e menos competitivas entre os países da UE. Apesar do desígnio da sua modernização, proclamado pelos vários planos para o sector, tem-se assistido a um significativo encerramento de linhas ferroviárias. O oposto sucedeu com a rodovia e, em particular, as autoestradas, com Portugal atualmente a registar a quinta maior densidade de autoestradas per capita da UE27 e a segunda maior densidade entre os países da UE15.

Mas quais foram os impactos no território deste investimento? Terão as autoestradas contribuído para uma maior coesão territorial?

Este seminário pretende refletir e discutir sobre o impacto da (in)coerência entre as políticas de gestão territorial e as políticas setoriais de transportes na sustentabilidade territorial do modelo de desenvolvimento económico. Serão apresentadas comunicações sobre o impacto dos modelos de governança, dos instrumentos de planeamento urbano, e dos sistemas de mobilidade nas dinâmicas da expansão urbana à escala nacional e metropolitana.

O projeto TiTuSS é coordenado pela Unidade de Estudos Sobre a Complexidade na Economia – UECE, o Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, e o Instituto Superior Técnico – IST, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT.

O evento irá decorrer no Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL, no dia 21 de setembro, entre as 14h30 e 17h30.

➜ A participação é presencial e gratuita.
Formulário de Pré-inscrição.
➜ Para mais informações, por favor consulte o site do seminário aqui.

Seminário – Transportes, Território, Economia
21/09/2022 – 14h30/ 17h30