Projeto TERRARE na revista Smart Cities • SOCIUS/CSG

TERRARE: investigação-ação para a regeneração eco-social

O projeto de investigação “TERRARE: investigação-ação para a regeneração eco-social”, coordenado por Oriana Rainho Brás, investigadora do SOCIUS/CSG, envolve o processo participativo da criação e manutenção de uma mini-floresta urbana no ISEG e tem início em Setembro, com o apoio do ISEG Sustainability. A FCUL, pioneira na criação de mini florestas urbanas em Portugal, é parceira do projeto.

Ao longo do outono e inverno de 2023 são realizadas oficinas eco-sociais para envolver a comunidade universitária e desenvolver o conhecimento necessário à criação e manutenção de uma floresta segundo o método “tiny forest” proposto pelo biólogo Akira Miyawaki. Este método segue os princípios da sucessão natural, através da plantação densa de espécies autóctones (nativas) em espaços pequenos, que permite o seu rápido crescimento. O modelo de tiny florest traz diversos benefícios como aumento da biodiversidade local, absorção de carbono, fixação de água, regulação térmica e regeneração do solo.

Os membros da comunidade do ISEG estão convidados a participar na criação desta floresta, que pretende ser uma laboratório vivo e participado desde o planeamento, design, implementação, ao cuidado e ao usufruto.

O aranque do projeto acontece no verão de 2023, com a cobertura do terreno escolhido para a mini-floresta, junto à biblioteca Francisco Pereira de Moura. Esta metodologia é aplicada para eliminar as ervas invasoras sem danificar a camada superficial do solo, para que esteja preparada para a plantação. O projeto conta também com a parceria da Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA., que fornece o composto orgânico para enriquecimento do solo.

O projeto de investigação TERRARE pretende refletir sobre os processos eco-sociais envolvidos na criação de uma mini-floresta urbana com a participação da comunidade universitária, e sobre a investigação em torno da regeneração do solo através da reflorestação comunitária.

Uma floresta para a universidade, uma universidade para a floresta. Valores e ações positivos no presente e para o futuro.

Deseja participar na próxima oficina prática da mini-floresta?

As oficinas da mini-floresta integram o projeto TERRARE e são coordenadas pela investigadora Oriana Rainho Brás (SOCIUS/CSG-ISEG) e pelo biólogo António Alexandre (FCUL e 2Adapt).

As mini-florestas urbanas podem ser tão pequenas como um campo de ténis, onde plantamos densamente dezenas de espécies nativas, imitando a estrutura de uma floresta madura. Esta configuração estimula o crescimento das plantas que se apoiam mutuamente acelerando o processo de sucessão natural. A participação comunitária é essencial para a criação e para o cuidado da mini-floresta. Esta é uma forma prática e sensível de aprender e agir para o bem-estar pessoal, social e ecológico na cidade.

Como imaginamos a mini-floresta do ISEG? Que humanos e mais-que-humanos viverão a floresta e que necessidades têm? Como organizaremos o espaço e que estruturas são necessárias?

O convite é aberto a todas as pessoas interessadas e a participação é gratuita

. Para participar contacte: orianarb@socius.iseg.ulisboa.pt