Projecto CRiCity

CRiCity: As Crianças e o seu Direito à Cidade: Combater a Desigualdade Urbana através do Desenho Participativo de Cidades Amigas das Crianças

DESCRIÇÃO

Embora a investigação sociológica tenha demonstrado a importância do espaço e do ambiente para a vida das crianças, nomeadamente para a sua saúde, mobilidade independente, abordagem dos problemas sociais, identidade social, sentimento de segurança e impacto geral em questões de igualdade e equidade, as crianças ainda são raramente incluídas no planeamento urbano. Consequentemente, faltam às cidades lugares públicos seguros para estas passearem, brincarem e construírem relacionamentos saudáveis com o meio ambiente. Este projecto visa combater esta desigualdade através de uma abordagem participativa, investigando as relações das crianças com os espaços públicos urbanos nas duas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto), que são também dois importantes focos turísticos. Tanto Lisboa com o Porto são estudos de caso interessantes pois preparam este ano as respectivas candidaturas à certificação “cidade amiga das crianças” da UNICEF. Partindo do pressuposto de que as crianças são actores sociais com conhecimento válido e capazes de participação política, com um “direito à cidade”, e de um entendimento da infância como “espaços socioculturais”, efectivados pelas crianças, este projecto analisa a relação das crianças com o lugar a partir das suas próprias perspectivas, utilizando uma abordagem etnográfica, centrada na criança e participativa, assente uma pluralidade de recursos metodológicos. O objectivo principal é compreender como as crianças se relacionam e se apropriam dos espaços públicos urbanos e mais especificamente, como essas relações e apropriações do espaço envolvem a construção de “identidades criança-meio ambiente”; o papel que as TIC, bem como a arte tem nessas identidades; o modo como as crianças lidam com a diferença urbana (nomeadamente aquela associada ao turismo); o sentido de segurança das crianças e sua relação com a violência urbana; o modo como as crianças se relacionam com a natureza e o mundo não-humano; a agência de crianças e o seu sentido de comunidade e as suas práticas de transgressão. Considerando as crianças como “peritos”, pretendemos transpor esses dados para o planeamento urbano, fomentando o diálogo com a comunidade e os decisores a fim de projectar possibilidades para uma cidade amiga das crianças.
A equipa inclui sociólogos com forte experiência em estudos urbanos e etnografia, investigadores das áreas de sociologia da infância e desenvolvimento e outros membros com trabalho relevante na participação política de jovens, estudos de ciência e tecnologia e metodologias colaborativas. A PI, doutorada em sociologia, com formação em psicologia, trabalhou em questões relacionadas com os vínculos entre pessoas e lugares, o conhecimento local e a participação política, o envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e metodologias qualitativas e colaborativas.

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EQUIPA DO PROJECTO

Investigadora Responsável (IR): Eunice Castro Seixas (SOCIUS/CSG/ISEG – ULisboa)
Co-IR: Paulo Alexandre do Nascimento Castro Seixas (CAPP/ISCSP)
Investigadora: Maria Benedita de Lemos Portugal e Melo (Instituto de Educação ULisboa)
Investigador: João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes (FLUP)
Investigadora: Lígia Sofia Alves Passos Ferro (FLUP)
Investigadora: Idalina Maria Fernandes de Jesus (CIS/ISCTE-IUL)
Investigadora: Catarina Almeida Tomás (Instituto Politécnico de Lisboa)

FINANCIAMENTO

FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

©2020 CSG desenvolvimento [m]

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