Observar e Aprender – Seminário • 28 Setembro

Através da observação cruzada de aulas entre docentes e numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas, o projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023, e no dia 28 de setembro realiza-se uma sessão de informação sobre o projeto. As inscrições no programa decorrem até 23 de setembro.

Este projeto inspira-se nos modelos anglo-saxónicos de peer observation and review of teaching e na sua adaptação portuguesa, o “De par em par” da Universidade do Porto (UP). A UP será parceira nesta iniciativa, numa lógica de partilha de experiências e de potenciação do processo de aprendizagem.

A equipa proponente deste projeto, pioneiro na ULisboa, engloba representantes do Instituto Superior Técnico (IST), da Faculdade de Farmácia (FF), da Faculdade de Psicologia (FP), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Faculdade de Ciências (FC) e do Instituto da Educação (IE). Assegurará a continuação da realização deste projeto nos dois semestres de cada ano letivo, com o objetivo limite de potenciar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Unidades Orgânicas da ULisboa.

A coordenação do projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de 12 bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

No início de cada semestre realiza-se um seminário para a preparação das tarefas de observação, partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior, partilha de testemunhos dos docentes participantes e uma sessão de formação sobre a prática de ensino.

Seminário •  Observar e Aprender – 2022/23
28 setembro, 2022 • 14h30
📍 Instituto de Educação (Anfiteatro 2)