Novo artigo: “The impact of international migration on the public pension system: The case of Portugal” de José Alves, Daniela Craveiro, Maria Teresa Medeiros Garcia e Paula Albuquerque

“The impact of international migration on the public pension system: The case of Portugal”, publicado na International Social Security Review (Jan. 2019)

Este artigo, da autoria dos/as investigadores/as José Alves, Daniela Craveiro, Maria Teresa Medeiros Garcia e Paula Albuquerque, analisa o impacto da migração de substituição na sustentabilidade financeira do sistema de pensão de velhice em Portugal, país com uma das maiores populações de idosos da Europa. Isso é feito através de previsões demográficas e exercícios prospectivos sobre a evolução da economia portuguesa. Durante o período de 2015–2060, nossos resultados mostravam impactos positivos da migração internacional nos saldos financeiros dos sistemas de pensões de velhice, chegando a mais de 3% do PIB após 2045. Além disso, mesmo ao levar em consideração a baixa dinâmica da economia portuguesa, a migração de substituição é um importante factor para melhorar a sustentabilidade financeira do sistema de pensão.

O artigo encontra-se disponível em acesso aberto.

(Download)

©2021 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?