Unidade de investigação:
Resumo biográfico:
Carlos Lourenço é Professor Auxiliar de Economia Aplicada e Métodos no ISEG, Universidade de Lisboa, e membro do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações e do NETSPAR - Network for Studies on Pensions, Aging, and Retirement, na Holanda. Estudou Economia na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e na Universidade Bocconi, na Itália.
Recebeu o seu Ph.D. em Marketing pela Universidade de Tilburg, na Holanda. Na sua tese, que ganhou em 2011 o prémio de Melhor Tese de Doutoramento da Europa em Marketing, EMAC McKinsey Marketing Dissertation, examinou e modelizou econometricamente como os consumidores formam percepções de preço e qualidade dos retalhistas de grande consumo e como essas percepções influenciam as escolhas dos consumidores e as receitas dos retalhistas, controlando para o efeito dos próprios instrumentos de marketing. Este trabalho foi publicado nas principais revistas da área, como o Journal of Marketing Research e o International Journal of Research in Marketing.
Recentemente, ampliou o âmbito das suas investigações para outros tópicos. Com os seus co-autores, desenvolveu um novo método promissor para obter e estimar as preferências de risco dos consumidores, e que tanto académicos quanto profissionais de marketing de empresas financeiras podem administrar facilmente on-line. Antes da sua nomeação no ISEG, Carlos Lourenço foi Assistant Professor na Darla Moore School of Business, University of South Carolina, nos Estados Unidos, e, ainda antes, na Erasmus University, em Roterdão, Holanda, onde também foi o Director Académico do Mestrado em Marketing Management, com cerca de 160 alunos, na Rotterdam School of Management (RSM).
Do ponto de vista da investigação empírica, os seus interesses recaem na microeconometria, nomeadamente, a estimação de modelos de escolha individual aplicados à economia e finanças comportamentais e à extracção de preferências por lazer e entretenimento. Está também interessado em economia política e sociologia económica enquanto abordagens teóricas não-convencionais aos fenómenos económicos e do comportamento.
Investigador:
Investigadores PhD
E-mail:
carloslourenco@iseg.ulisboa.pt
Grupo de investigação: