CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão ISEG
  • CSG – Quem somos
    • Objectivos
    • Contacto
  • Investigação
    • Grupos de Investigação
      • Trabalho e Emprego
      • Conhecimento, Tecnologia e Estratégia
      • Valor e Finanças
      • Globalização e Desenvolvimento
      • Sustentabilidade e Políticas
    • Linhas Temáticas
      • Estudos Experimentais
      • Espaço Lusófono: Instituições, Identidades e Agência
      • Investigação Empresarial Aplicada
      • Redes e Cooperação
    • Projectos Investigação
    • Redes
    • Laboratórios
    • Concursos
    • Fóruns CSG
    • Relatórios de Actividade
  • Pessoas
    • Investigadores PhD
    • Outros Investigadores
    • Coordenação
    • Conselho Consultivo Externo
    • Equipa apoio à investigação
  • Ensino
    • Programas Doutorais
    • Cursos/Escolas de Verão
  • Publicações
    • Publicações 2021
    • Publicações 2020
    • Publicações 2019
    • Publicações 2018
    • Publicações 2017
    • Publicações 2016
    • Publicações 2015
  • Media e Recursos
    • Política de Privacidade
    • Brochura CSG
    • Newsletters
      • Subscrição
    • Biblioteca
      • European Journal of Management Studies (EJMS)
      • Repositório ULisboa
      • Repec IDEAS
      • Rcaap
  • English

Carlos Jorge Silva Lourenço

Home Member Carlos Jorge Silva Lourenço


Profile Photo
Profile Photo Nuno Pena Profile Photo Victor Barros

Unidade de investigação:

SOCIUS

Resumo biográfico:

Carlos Lourenço é Professor Auxiliar de Economia Aplicada e Métodos no ISEG, Universidade de Lisboa, e membro do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações e do NETSPAR - Network for Studies on Pensions, Aging, and Retirement, na Holanda. Estudou Economia na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e na Universidade Bocconi, na Itália.

Recebeu o seu Ph.D. em Marketing pela Universidade de Tilburg, na Holanda. Na sua tese, que ganhou em 2011 o prémio de Melhor Tese de Doutoramento da Europa em Marketing, EMAC McKinsey Marketing Dissertation, examinou e modelizou econometricamente como os consumidores formam percepções de preço e qualidade dos retalhistas de grande consumo e como essas percepções influenciam as escolhas dos consumidores e as receitas dos retalhistas, controlando para o efeito dos próprios instrumentos de marketing. Este trabalho foi publicado nas principais revistas da área, como o Journal of Marketing Research e o International Journal of Research in Marketing.

Recentemente, ampliou o âmbito das suas investigações para outros tópicos. Com os seus co-autores, desenvolveu um novo método promissor para obter e estimar as preferências de risco dos consumidores, e que tanto académicos quanto profissionais de marketing de empresas financeiras podem administrar facilmente on-line. Antes da sua nomeação no ISEG, Carlos Lourenço foi Assistant Professor na Darla Moore School of Business, University of South Carolina, nos Estados Unidos, e, ainda antes, na Erasmus University, em Roterdão, Holanda, onde também foi o Director Académico do Mestrado em Marketing Management, com cerca de 160 alunos, na Rotterdam School of Management (RSM).

Do ponto de vista da investigação empírica, os seus interesses recaem na microeconometria, nomeadamente, a estimação de modelos de escolha individual aplicados à economia e finanças comportamentais e à extracção de preferências por lazer e entretenimento. Está também interessado em economia política e sociologia económica enquanto abordagens teóricas não-convencionais aos fenómenos económicos e do comportamento.

Investigador:

Investigadores PhD

E-mail:

carloslourenco@iseg.ulisboa.pt

Grupo de investigação:

Conhecimento, Tecnologia e Estratégia

Profile Photo Nuno Pena Profile Photo Victor Barros
  • Novo deadline// Atribuição de 2 Bolsas de Investigação 2025 – OpenPortal 26 Abril, 2025
  • II Conferência POWER • 11 Outubro, 9h, ISEG 17 Setembro, 2024
  • Seminários ADVANCE/ CSG • Setembro 2024 10 Setembro, 2024
  • Workshop: Thinking colonial and geo-political relations in digital economies • ISEG, 6 set 2024 4 Setembro, 2024
  • 5th International Conference in Human Resource Management – 2025 • ADVANCE/CSG 4 Setembro, 2024

Visitas

contador de acesso

Log in with your credentials

Esqueceu-se da senha?

Forgot your details?

I remember my details