ULab ISEG

Projecto

É um lugar de colaboração com o propósito de cocriar, explorar e avançar no conhecimento e na ação para a sustentabilidade e para o equilíbrio individual, social e comunitário. É um espaço (físico, virtual e cognitivo) para que pessoas de formações e backgrounds diferentes possam interagir, trabalhar e aprender em conjunto para a formação de novas competências e novos projetos de transformação da sociedade e do mercado.

Como laboratório, é uma experiência viva e por isso a sua estrutura é flexível e adaptável aos vários interesses e às várias atividades a decorrerem em sítios e contextos diversos.

Criado por um grupo de investigadores e estudantes do ISEG, bem como por profissionais externos, o ULab é também uma interface que conecta a universidade à sociedade através de parcerias diretas com empresas, empreendedores e instituições. Se oferecemos serviços é porque acreditamos que podemos aprender nesta interação com outros atores da mesma forma que eles poderão retirar aprendizagens com a nossa interação.

Somos uma comunidade de pessoas com diferentes percursos, em diferentes áreas de conhecimento, que abordam e se preocupam com as profundas alterações ambientais, económicas, sociais e humanas do presente, tendo como elemento transversal a necessidade e o papel do desenvolvimento da consciência humana nesses processos. Acreditamos que profissionais e estudantes são peritos que devemos integrar na pesquisa e que os investigadores podem expandir seu conhecimento em contacto direto com pessoas e instituições externas à academia,

Somos um grupo de investigadores, professores e estudantes a todos os níveis, tanto do ISEG como de outras escolas de Universidade de Lisboa, e de organizações diversas incluindo instituições públicas, que em colaboração promovem ações de transformação, intervenção e formação.

O ULab ISEG, junta-se a um movimento internacional participado por universidades como o MIT e outras, e por associações, ONGs e inúmeras iniciativas grassroots que pretendem ampliar o seu impacte positivo na inovação e transformação económica e social.

  • Estudamos e aplicamos ferramentas participativas para a transformação em áreas como a sustentabilidade, a educação, a transição pessoal, o empreendedorismo, a gestão da mudança organizacional e a transferência de conhecimento;
  • Fomentamos novos estilos de gestão, práticas de empreendedorismo, liderança e governança participativa e/ou autogestão;
  • Capacitamos competências transversais (soft-skills) nos investigadores, nos estudantes e nos profissionais, necessários para uma correta leitura do mundo no século XXI;
  • Estimulamos e intervimos em projetos e ideias cocriadas, provenientes dos atores envolvidos, que potencialmente tenham impacto no bem-estar e na sustentabilidade.
  • Promovemos a colaboração entre iniciativas e o reforço de sinergias para um conhecimento mais interventivo.

Aprendemos, ensinamos, investigamos e colocamos em prática um conjunto de teorias e métodos que de forma participativa visam processos de transformação pessoal, organizacional e social, nomeadamente um quadro de referência conhecido por teoria do U (desenvolvida no MIT Sloan Management School por Otto Scharmer e colegas) e suas diferentes aplicações a processos participativos de transformação.

Outras abordagens também usadas e promovidas são, por exemplo as metodologias colaborativas, como por exemplo: Art-of-Hosting, o Dragon Dreaming, o Design Thinking, o WorldCafé, o Design-of-Art, o Future Search workshops, ou a investigação participativa e transformativa.

Pretendemos trabalhar em parceria. Por conseguinte, estamos a estabelecer redes e parcerias dentro da Universidade de Lisboa (por exemplo com o ISCSP WellBeing, o Colégio F3, com o ICS, entre outros) e fora da universidade com organizações como o Presencing Institute no MIT, ou com outros projetos internacionais como a COST ACTION (TD 1408)  INTREPID, bem como parcerias com empresas e associações e com grupos e pessoas em nome individual.

Com os parceiros iremos co-desenhar e implementar planos de trabalho anuais alinhados com os objetivos do ISEG. As atividades, a base de conhecimentos do ULab ISEG, serão divulgadas on-line recorrendo às potencialidades das tecnologias da comunicação.

Criação de laboratórios 4.0 para empresas, universidades e para instituições públicas locais ou internacionais, para prestar a apoio a processos de sensing, transformação, validação, prototipagem e aceleração de soluções organizacionais e de gestão.

O eixo 2 de atuação, a que poderemos chamar de U.School, concentra todas as atividades com incidência na capacitação de atores, redes e aumento da consciência coletiva dos ecossistemas. Separamos estes programas em 3 tipos:

  • Orientados para aprendizagem imersiva em processos participativos. Através da co-organização de eventos e/ou cursos em diferentes formatos (workshops, cursos curtos formação-ação, bootcamps, fishbowls, world cafés, círculos de sonho, possivelmente complementados com fóruns de discussão on-line) pretende-se disseminar o estudo e prática de diferentes abordagens e modelos de processos participativos, como por exemplo, entre outras: Dragon Dreaming, Role playing, Team management, Workshop de prospetiva, Futuro das lideranças, “Empresas líquidas”, Art of Hosting, Profound innovation, Design Thinking, Lego Serious Play e outras técnicas;
  • Orientados para “soft skills” – competências transversais. No domínio da capacitação em soft skills incluímos: Mindfullness, Non Violent Communication – NVC (comunicação não violenta), Escuta Profunda (Deep Listening), Points of You, Linguagem corporal, Negociação, Técnicas de facilitação, Marketing Pessoal etc.;
  • Orientados para a formação de líderes e “change makers”. A U.School pretende desenvolver programas específicos de capacitação em liderança participativa-humanista, usando metodologias de gestão participativa, métodos associados às Neurociências da Liderança, Marketing e Gestão, e com base no papel das emoções na tomada de decisão. Pretende-se capacitar a “humanização da economia, dos negócios e das empresas”.

A médio prazo, o ULab acolherá workshops organizados por alunos e investigadores sobre temas relacionados com investigação-ação, investigação transformativa e sustentabilidade. Espera-se que, os alunos organizem no quadro de seminários de doutoramentos e de mestrados, workshops dedicados a temas específicos onde de possa demonstrar a utilização da Teoria do U, Dragon Dreaming, AoH ou outras abordagens como ferramentas para organização de projetos colaborativos de investigação. Por exemplo, o uso da etnografia no mundo financeiro e empresarial ou em processos de participação; uso e avaliação de ferramentas participativas em pedidos de intervenção por parte de instituições, utilização de ferramentas transformativas em mudança organizacional (construção e adaptação de ferramentas, reflexão sobre avaliação e balanço, etc…).

Partindo de projectos como o INTREPID e da recente candidatura TWINNING, o ULab pretende também propor, a médio prazo, linhas e tópicos de investigação que possam ser objeto de teses de mestrado e doutoramento e/ou propostas de projetos de investigação.

Neste eixo de atuação 4 o ULab pretende vir a desenvolver os seus próprios “espaços” físico e virtual, como recursos de suporte ao trabalho nos outros 3 eixos. Na sua dimensão física, pretende-se um espaço de encontros para a comunidade ULab ISEG que envolve não só os interessados em Teoria do U mas, em geral, todos os interessados em processos de mudança e transformação individual e coletiva, incluindo organizações e pessoas dentro e fora da Universidade. O espaço físico será usado sobretudo para os eventos e cursos de capacitação e para reuniões internas dos membros da comunidade ULab. Na sua dimensão virtual este “espaço” é um sobretudo um espaço cognitivo, criado a partir de uma presença regular no portal do ISEG, nas redes sociais e ancorado em site próprio.

Coordenadores

Manuel Laranja

Sofia Bento

Log in with your credentials

Forgot your details?