A Investigação interdisciplinar e colaborativa é reconhecida como precondição para a resolução de desafios societais e planetários. Contudo, embora a interdisciplinaridade esteja a tornar-se central para as agendas de investigação científica, e esteja a ser reconhecida como precondição para a sustentabilidade, a sua efectiva implementação em projectos de investigação permanece uma excepção à regra.
INTREPID consiste numa network de 27 países com o objectivo geral de melhor entender como é possível atingir a interdisciplinaridade na Europa de forma mais eficiente e efectiva, a fim de aumentar nossa capacidade de enfrentar os desafios globais (urbanos) contemporâneos, caracterizados pela crescente complexidade e incerteza.
INTREPID’s objectivo geral
Criar um espaço de reflexão sobre o papel e as oportunidades da interdisciplinaridade na planificação da pesquisa e nos ciclos de financiamento, abordando as seguintes etapas e dimensões:
- definição das agendas políticas;
- compromissos políticos/prioridades;
- programas de investigação;
- pedidos de financiamento para projectos;
- avaliação ex ante;
- critérios de seleção e excelência;
- e avaliação ex post de produto, resultados e impacto.
A fim de compreender melhor como conseguir uma investigação interdisciplinar mais eficiente e eficaz na Europa, são identificados três desafios e objectivos, combinando as dimensões teórica e prática:
- Desafio 1 – ENTENDER A MUDANÇA:
Refletir e aprender sobre o que precisa mudar no ciclo de programação e financiamento. - Desafio 2 – MASSA CRÍTICA:
Construir redes e cooperação – reunindo comunidades de pesquisa, formuladores de políticas e comunidades de financiamento. - Desafio 3 – CAPACITAR PARA A MUDANÇA:
Desenvolver soluções que possibilitem a interdisciplinaridade: além de barreiras estruturais, institucionais e culturais, com um foco particular na prática urbana.