Fraunhofer Portugal Challenge – 12ª Edição

Estão a decorrer as candidaturas à 12ª edição do concurso de ideias, Fraunhofer Portugal Challenge.

Este ano com o tema “Tecnologias Inovadoras para a Sustentabilidade”, o Fraunhofer Portugal Challenge volta a premiar as melhores ideias, baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas.

Este ano, o Fraunhofer Portugal Challenge vai distinguir as ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, são desafios urgentes. A ciência e a tecnologia são os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios.

As candidaturas estão abertas e podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 31 de Julho.

Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

Inovação e Sustentabilidade dão o mote ao Fraunhofer Portugal Challenge 2021. O objetivo deste concurso continua a ser distinguir os melhores trabalhos de investigação com utilidade prática desenvolvidos em Portugal. Trata-se de um concurso de ideias organizado anualmente, pela associação Fraunhofer Portugal, e é dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas. As ideias a concurso devem contemplar uma vertente prática, ou seja, devem ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

A oportunidade está lançada e a Fraunhofer Portugal volta a desafiar a criatividade dos cientistas portugueses. As melhores ideias que abracem as ideias de base tecnológica e focadas em soluções sustentáveis para os desafios mais prementes nas áreas da produção e da indústria, da agricultura, da gestão de recursos naturais ou da promoção do bem-estar, vão ser galardoadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas (seis no total). O valor global dos prémios científicos é de 9 mil euros.