Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de setembro, tem lugar na Reitoria da Universidade de Lisboa o Programa de Promoção Pedagógica para Docentes em Início de Carreira.

Ao longo de dois dias e meio, num total de 15 horas, serão abordados os processos centrais do trabalho de ensino, através de workshops cujo objetivo é dar respostas a questões centrais que se colocam ao docente – da concepção e planeamento da atividade pedagógica à fixação de objetivos a atingir, passando pela seleção de estratégias e pela própria comunicação com uma plateia de alunos.

Esta ação de formação, sem custo para os formandos, destina-se a docentes contratados após 2020 (inclusive) e inclui aqueles que iniciarão a sua atividade letiva em setembro de 2022.

Contudo, a iniciativa pode ser estendida – desde que existam lugares disponíveis – a colegas com mais experiência e a investigadores que desenvolvam alguma atividade docente na Escola, no âmbito da ligação a Centros Investigação.

5 SET
9h30 – 10h30 • Sessão de boas-vindas

A Importância da Formação Pedagógica na Carreira Docente Universitária
Luís Tinoca, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Planear: Planeamento Pedagógico de Unidades Curriculares

6 SET
Performatividade Vocal no Ensino: Técnicas de Otimização da Voz, Oralidade
e Comunicação

João Henriques, Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa

Envolver e Transmitir: Teacher Immediacy, Relação Pedagógica, Métodos de
Ensino e Boas Práticas, Active Learning

7 SET
Avaliar: Feedback Pedagógico, Tipos de Avaliação
Sofia Sá, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

A inscrição deve ser formalizada através do formulário de inscrição online.
Para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor, contactar joanasoares@reitoria.ulisboa.pt.