Projecto EducLocalFOOD

Teaching local and sustainable food systems

EducLocalFOOD: Teaching local and sustainable food systems

Projeto Erasmus+, realizado na ação-chave “cooperação e inovação para boas práticas” e no campo de “parcerias estratégicas para o ensino e a formação profissionais”.

Duração do projecto:
Setembro de 2018 – Agosto de 2021 (36 meses)

DETALHES DO PROJECTO

A União Europeia (UE) promove o crescimento sustentável, implementando objetivos ambientais e sociais por meio da estratégia Europa 2020 e da política agrícola comum. Os sistemas alimentares locais e sustentáveis ​​(LSFS) aparecem como um pilar nessa política, porque está na encruzilhada de muitas questões: agricultura sustentável, mitigação das mudanças climáticas, redução da pobreza e segurança alimentar. De fato, a agricultura sustentável e as vendas locais reduzirão a pegada ambiental da produção e transporte de alimentos. Isso terá consequências sobre a pobreza e os vínculos sociais, aproximando produtores e consumidores de alimentos, incentivando o desenvolvimento rural e agregando valor ao trabalho dos agricultores.

O ensino e a formação profissional desempenham um papel fundamental na conscientização e capacitação dos futuros produtores, consumidores e partes interessadas agrícolas nessas questões.

O LSFS exige novas habilidades e competências que os professores e formadores devem desenvolver. Os métodos pedagógicos devem basear-se em uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizando, entre outras técnicas, observação, demonstração e estudos de caso.

PARCERIAS

O projeto EduclocalFOOD é um projeto de parceria entre a instituição agrícola federal CEZ-Bergerie nationale (França), a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, Viena (Áustria), a Universidade de Lisboa (Portugal), a Universidade de Maribor (Eslovênia) e o Observatório Europeu da Paisagem do Arco Latino (Itália).

COORDENAÇÃO NACIONAL DO PROJECTO

Idalina Dias Sardinha (SOCIUS/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa)

FINANCIAMENTO

União Europeia (Programa Erasmus+)

Programme ERASMUS+; Call 2018; Key action (KA2) – Cooperation for innovation and the exchange of good practices; Action (KA202) – Strategic Partnerships for vocational education and training; maximum total grant 349 681 EUR; total grant for Universidade de Lisboa (ISEG and ISA) 57 595 EUR;

PUBLICAÇÕES

Final Report of Portugal EduLocalFOOD

O1 – What are Local and Sustainable Food Systems? (Coord. Universidade de Lisboa, 2019)

Equipa de investigação (Portugal): Idalina Dias Sardinha, Isabel Rodrigo e Rita Queiroga

Comparative Analysis (Austria, France, Italy, Portugal, Slovenia)

O1/A2 – What are Local and Sustainable Food Systems? (Coord. European Landscape Observator, 2019)

Equipa de investigação (Portugal): Idalina Dias Sardinha, Isabel Rodrigo e Rita Queiroga

Comparative Analysis (Austria, France, Italy, Portugal, Slovenia)

O2/A1 – Innovative Pedagogical Practices in Vocational Education and Training (Coord. University of Maribor, 2019)

Equipa de investigação (Portugal): Idalina Dias Sardinha, Isabel Rodrigo e Rita Queiroga

Synthesis Report (Austria, France, Italy, Portugal, Slovenia)

O2/A2 – Understand What Kind of Tools Needed to Teach Local and Sustainable Food Systems (Coord. Universidade de Lisboa, 2019)

Equipa de investigação (Portugal): Idalina Dias Sardinha, Isabel Rodrigo e Rita Queiroga

©2020 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?