De Lisboa para os Trópicos •  Exposição patente de 17 de Outubro a 31 Dezembro 2022

A exposição de fotografia “De Lisboa para os Trópicos”, que assinala o 2º aniversário do Colégio Tropical, encontra-se patente no ISEG – Lisbon Shool of Economics & Management até ao final de 2022. A sua organização interna está a cargo do SOCIUS/CSG.

A Exposição retrata as experiências de investigadores/as da Universidade de Lisboa em vários países das regiões tropicais. Traduz uma ligação íntima a África, à Ásia e à América do Sul, assente na humanidade e no progresso científico em três vertentes: Sendo (com foco na pessoa e na sua vivência), Existindo (dedicada aos lugares, comércio e produção), e Estando (com um olhar sobre o património natural).

O conceito e curadoria são de Rúben Oliveira (coordenador do grupo de Comunicação do CTROP, cE3c – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e de Teresa Vaz (gestora das parcerias internacionais do CTROP). “Mais do que projetos ou áreas de investigação, importava que a exposição retratasse a beleza dos trópicos e do seu património material, imaterial e natural”, declara Rúben Oliveira. “Queríamos que a exposição fosse um reflexo do que as diferentes Escolas fazem, com a capacidade de comunicar não apenas com o público, mas também dentro das próprias Escolas”, acrescenta Teresa Vaz.

O vice-presidente do Colégio Tropical, Jorge Malheiros, destaca que se trata de “uma exposição essencial, que recupera um património de investigação e extensão académica, antigo e atual, intenso e pluridisciplinar das escolas e unidades de investigação da Universidade de Lisboa sobre as questões naturais, sociais e espaciais relacionadas com os Trópicos, que se deseja projetar, de forma crítica e inovadora, para o futuro”.

De Lisboa para os Trópicos
17 outubro – 31 dezembro 2022

ISEGBiblioteca Francisco Pereira de Moura (átrio piso 0) – entrada pela Rua das Francesinhas, Lisboa
Segunda a sexta, das 8h às 23h – sábado das 8h às 14h