Ciclo de Cinema e Descolonização: Moçambique em foco • Ngwenya, o crocodilo • 6 maio 2023

Ciclo de Cinema e Descolonização: Moçambique em foco, organizado pela investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG), prossegue com as suas sessões e apresenta no sábado, 6 de maio, “Ngwenya, o crocodilo”, documentário de Isabel Noronha (2007, 90 min, PT). A sessão, de entrada livre, tem lugar pelas 10h, no Auditório 2 do Edifício Quelhas, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management.

A sessão é precedida de um debate com a investigadora do CEsA Ana Mafalda Leite, com o cineasta, fotojornalista e produtor Camilo de Sousa e com o antropólogo e investigador no Instituto de Ciências Sociais João Pina-Cabral.

Entrada livre. Lotação limitada ao espaço disponível.
Recomenda-se o registo prévio, através do link.

Sinopse de “Ngwenya, o crocodilo”

Um dia, Xiluwa – Isabel –, conheceu, na escola, Cecília, filha de Malangatana Valente. Indo à casa da amiga, viu desenhos e telas do pintor e achou que ele poderia traduzir em palavras o universo sensorial a que ela sabia pertencer, mas que não conseguia nomear. Guardou, então, a promessa de Malangatana a levar, um dia, a esse lugar mágico. Trinta anos depois, seguiu, junto com ele, à procura das chaves para a compreensão das tradições moçambicanas, em particular do universo mítico ronga, do qual faziam parte Malangatana e seus antepassados. Acompanhando-o, viajou entre memórias sensitivas e recordações antigas, medos noturnos e histórias misteriosas, lembranças eróticas e o calor da fogueira. A cada etapa da viagem, foi captando os contornos oníricos e as infinitas cores do mundo sagrado de Malangatana.