Ciclo de Cinema e Descolonização exibe o filme “Terra Sonâmbula”, com participação online de Mia Couto

A próxima sessão do Ciclo de Cinema e Descolonização: Moçambique em foco, com organização do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento – CEsA, tem lugar no próximo dia 25 de Fevereiro pelas 10h, com a projeção da primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Teresa Prata, “Terra Sonâmbula” (2007), obra baseada no romance homónimo do escritor moçambicano Mia Couto.

Mia Couto participará, através de videochamada, no debate que segue a exibição do filme, juntamente com o cineasta moçambicano Camilo de Sousa e com o poeta e jornalista Luís Carlos Patraquim, presentes na sessão.

O evento é de entrada livre, e terá lugar no ISEG – Lisbon School of Economics and Management (Auditório 2, Entrada pela Rua do Quelhas, nº 6, Piso do Claustro), em Lisboa.

Lotação limitada à capacidade do auditório. Recomenda-se o registo, aqui. Exibição em português.

“Terra Sonâmbula”

Sinopse: Uma ficção que conta a história de Muidinga, um rapaz que encontra um diário junto a um cadáver e começa a lê-lo. É a história de Farida, que vive num velho navio ancorado em alto-mar e que aguarda o seu filho. Muidinga convence-se que é esse rapaz e decide partir em busca dela. Viaja com Tuahir, um contador de histórias rabugento que desenvolve uma afeição crescente por Muidinga, chegando a recear que o rapaz encontre a sua família. O filme deixa lentamente para trás a dura realidade da guerra e entra no fantástico. Os sonhos tornam-se realidade e o mar invade a estrada poeirenta.

Cinema e Descolonização: Moçambique em foco – Programação 2023