Novo artigo “The Slavery/Capitalism Debate Global. From “Capitalism and Slavery” to Slavery as Capitalism” de Bruno Lamas

Partindo da premissa que o capital é uma forma de “riqueza abstrata” (Marx), social e historicamente específica da sociedade moderna e baseada na combustão indiferenciada da energia humana: “trabalho abstrato”, este artigo de autoria do doutorando de PDSEO Bruno Lamas, publicado em Comparativ, no número “The Slavery / Capitalism Debate Global. From ‘Capitalism and Slavery’ to Slavery as Capitalism” (Eds. Michael Zeuske & Stephan Conermann), propõe-se a levantar questões entre mercadoria escrava e a mercadoria força de trabalho.

Abstract:

O capital é uma forma de “riqueza abstrata” (Marx), social e historicamente específica da sociedade moderna e baseada na combustão indiferenciada da energia humana: “trabalho abstrato”. A constituição histórica do capitalismo é o processo mundial de constituição desse nexo entre riqueza abstrata e trabalho abstrato, reduzindo efetivamente o ser humano a meros portadores de energia corporal a ser mobilizada para a valorização do valor. Neste artigo, partindo de uma reflexão teórica sobre a historicidade de três das principais categorias da crítica de Marx à economia política – valor, trabalho e trabalho abstrato – pretende-se (i) fornecer uma interpretação geral do processo histórico de constituição da o capitalismo entre os séculos dezasseis e dezanove, como a transição de um sistema mundial recém-criado de circulação de riqueza monetária para um sistema mundial de trabalho abstrato; (ii) refletir sobre o papel da escravidão nesse processo e sua relação com a constituição das categorias especificamente modernas de trabalho e de força de trabalho; e (iii) mostram que, apesar de seus elementos passados ​​e comuns, são as diferenças essenciais entre a mercadoria escrava e a mercadoria força de trabalho por meio da categoria de autopropriedade que acabaram por tornar-se decisivas para as lutas modernas pelo reconhecimento social e pela constituição histórica do próprio capitalismo.

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