Estudo conclui que só 15% dos editores da Wikipédia portuguesa são mulheres

A Wikipédia é uma das fontes de informação mais consultadas do mundo e a maioria dos seus editores em português é homem, estudante e brasileiro.

Três em cada dez sentem que existe racismo, xenofobia e desigualdade na edição da Wikipédia, em parte, devido às tentativas mútuas de imposição das diferentes variantes da língua portuguesa.

Mais de metade dos editores tem menos de 34 anos, 26,4% tem uma licenciatura e 23,9% estava a trabalhar de Portugal. Há cerca de 15% de mulheres a editar a Wikipédia. “Contribuir para o conhecimento livre”, é a principal motivação para o trabalho.

Este é um estudo levado a cabo pela Universidade do Minho que está a tentar traçar o perfil dos editores da Wikipédia em português.

A falta de mulheres na Wikipédia não é exclusiva às páginas em português. Há anos que a enciclopédia colaborativa está a tentar contrariar o número reduzido de mulheres.

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management recebeu em 2020 uma formação destas com este foco na edição de informação com e sobre mulheres, organizada pelos docentes Elsa Fontainha e Jorge Pires Gomes, denominada Hands on Wikipédia/Wikimédia. Na componente prática da formação foi dado enfoque a novos artigos no âmbito do movimento internacional Women in Red, que tem como objectivo aumentar a participação e a visibilidade das mulheres na Wikimédia/Wikipédia.