Primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo

Teve lugar, passado dia 8 de julho de 2021, a inauguração do Primeiro Laboratório Colaborativo do Turismo (KIPT), numa cerimónia que decorreu na Universidade do Algarve, Portugal.

A constituição do Laboratório Colaborativo do Turismo prevê um plano de investigação dividido em três eixos estratégicos: Conhecimento, Emprego e Competitividade sustentável; bem como cinco áreas de desenvolvimento: Informação; Formação e educação; Carreira e competências; Certificação, qualidade e sustentabilidade; e Inovação e empreendedorismo, com o objetivo de contribuir para uma resposta integrada aos constrangimentos do setor.

Com abrangência geográfica alargada a todo o território nacional, o KIPT é o resultado da congregação de esforços de um conjunto de empresas, associações e instituições de ensino superior.

Integram este laboratório os seguintes associados: Universidade Europeia, através da Faculdade de Turismo e Hospitalidade (entidade proponente); Universidade do Algarve / (CiTUR); Universidade de Évora; COFAC / Universidade Lusófona; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Bragança; Uniaudax – Centro de Empreendedorismo e Inovação /  Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE); ADVANCE / CSG / ISEG / Universidade de Lisboa; Algardata, Sistemas Informáticos, SA; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; SGS Portugal; Associação de Turismo do Algarve; Salmor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group; Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA; Hoti Star- Portugal Hotéis, SA; Media Invest Mitg Lda; Prizmakat Lda; Blue Geo Lighthouse, Lda; Logical Safety S.A; Upstream – Valorização do Território, S.A.

O KIPT visa contribuir, através de atividades de investigação e inovação, para o desenvolvimento mais resiliente e mais sustentável do turismo, assumindo o fator humano como o centro dos processos de inovação e das vantagens competitivas da indústria.

O ISEG esteve presente através do ADVANCE, pertencendo à Comissão Instaladora.

A sessão, com transmissão simultânea online, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.