Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais – Edição 2021

A Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais decorre entre 2 a 7 de setembro de 2021, online e em português. O objetivo desta Escola é transmitir conhecimentos relacionados com o tema de redes complexas e análise de redes sociais a toda a comunidade lusófona.

A Escola Luso-Brasileira de Análise de Redes Sociais teve início em 2017, na sequência de uma parceria entre investigadores e professores de Portugal (SOCIUS/CSG-ISEG, ISPA e FLUC) e do Brasil (FIOCRUZ). A Escola tem decorrido no Brasil e em Portugal, em anos alternados.  A Edição de 2021 é organizada em Portugal pelo SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, uma unidade de investigação do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e será exclusivamente online, devido às restrições actuais.

Módulo 1 – Introdução à Análise de Redes sociais | 2 e 3 Setembro 2021

Docentes:
Marta Varanda (SOCIUS/CSG-ISEG)
Pedro Neves (GHES/CSG-ISEG)
Isidro Maya Jariego (Univ. de Sevilha)

Módulo 2 – Módulos avançados de análise de redes sociais | 6 e 7 Setembro  2021
2.1 – Estratégias de amostragem para análise de redes sociais, com Adrian Hinojosa Luna (Dep. Estatística – UFMG) e Silvio Salej Higgins (Dep. Sociologia – UFMG)
2.2 – O uso de métodos estatísticos para explicar a estrutura das redes sociais, com João Daniel (ISPA)
2.3 Análise de redes com linguagem de programação “R”, com Ricardo Barros Sampaio (FIOCRUZ – Brasília)

Tutorias (discussão de projetos individuais) | 2 a 7 Setembro
Apoio individual à elaboração ou adaptação de projetos para a abordagem da  Análise de Redes Sociais. Por marcação em horário a combinar com formadores

Os módulos serão lecionados online com sessões síncronas e assíncronas, com uma carga de trabalho diária de 5/6h. As sessões síncronas incluem sessões didáticas com aulas teóricas sessões práticas com apoio à resolução de exercícios