Diálogos Luso-Brasileiros | Sessão#1: Economia do Desenvolvimento, com Ricardo Carneiro (UNICAMP) e José Reis (FEUC/CES)

Num tempo em que a universidade pública é chamada a se posicionar perante os novos ventos da política, o pensamento e a capacidade de pensar sobre temas estruturantes de nossas sociedades é uma condição indispensável para apreendermos nosso lastro histórico, económico e sociopolítico, identificando os dilemas do mundo ibero-americano e olhando o futuro com consciência e um sentido crítico construtivo. Neste propósito, apresentamos o ciclo de conferências “Diálogos Luso-Brasileiros”, que colocam ‘mano-a-mano’ investigadores de referência, um português e um brasileiro, em torno de problemas centrais, teóricos e empíricos, da Economia Política Contemporânea. Este ciclo de conferências será acolhido pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), de 2 de outubro até 16 de dezembro de 2019.

Dia 2 de outubro, iniciam as hostes com o diálogo em torno da Economia do Desenvolvimento, com os intervenientes Ricardo Carneiro, professor de Economia Política na UNICAMP, Brasil, e José Reis, professor de Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e investigador do CES – Centro de Estudos Sociais.

É esta uma iniciativa coorganizada pelo Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa; apoiada da pelo Doutoramento interinstitucional de Economia Política(ULisboa, ISCTE e ISEG) e pelo Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (ISCTE/IUL), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Associação Portuguesa de Economia Política, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e ISCTE; e, parceria de BNP e Casa da América Latina.

A entrada é livre, com limite de lotação.