CSG/ISEG aprova dois projectos internacionais em áreas vitais no montante total de cerca de 1 milhão de euros

Investigadoras do CSG/ISEG aprovaram dois grandes projectos, com arranque planeado para este ano de 2020, no âmbito do programa de financiamento Horizon 2020 Research & Innovation e PRIMA  (Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area).

O projecto eGROUNDWATER – Citizen science and ICT-based enhanced information systems for groundwater assessment, modelling and sustainable participatory management, liderado pelas investigadoras Marta Varanda e Sofia Bento, tem por objectivo apoiar a gestão sustentável e participativa das águas subterrâneas na região do Mediterrâneo, através da concepção e teste de sistemas de informação tecnológica que permitam o envolvimento e a participação dos cidadãos. Será analisado o impacto socioeconómico desses novos sistemas de informação na interação entre as partes interessadas e na coordenação do uso da água. A equipa do CSG/ISEG será responsável por avaliar as transições institucionais necessárias para a mudança para práticas de gestão sustentável. A subvenção nacional (para o ISEG) para este projecto é de 174,000 euros.

O projecto SustInAfrica – Sustainable intensification of food production through resilient farming systems in West & North Africa, liderado pela investigadora Idalina Dias Sardinha, com uma equipa interdisciplinar dos quatro centros de investigação que integram o CSG (vd. nos detalhes do projecto infra), tem por objectivo capacitar pequenos agricultores e PMEs agrícolas no oeste e norte da África a praticar a intensificação sustentável da agricultura nessas regiões. O trabalho de campo será realizado em cinco países africanos – Gana, Burkina Faso, Níger, Egito e Tunísia – e terá uma abordagem sistémica para intensificar a produção primária auto-sustentável e resiliente. Em particular, o projecto visa desenvolver soluções tecnológicas para apoiar a produção que serão implementadas nas comunidades piloto. A subvenção nacional (para o ISEG) para este projecto é de 734,000 euros.

O financiamento perfaz quase um milhão de euros, que será gerido pela instituição de acolhimento, o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.