Seminário Internacional “Contingências da Pandemia gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas”

A Linha de Investigação Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes Sociais do SOCIUS/CSG-ISEG – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações tem aberta chamada de trabalhos para o Seminário Internacional Contingências da Pandemia gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas.

Pela pertinência e atualidade nas vidas quotidianas das sociedades contemporâneas e da espécie humana, a pesquisa e reflexão dos aspetos biológicos e sociais correlacionados com a emergência histórica do covid-19 – nos domínios económico, social, cultural e político – induzem-nos a problematizar e a questionar uma série de verdades científicas, que são considerados como paradigmas ou modelos dominantes.

Todas as universidades, incluindo professores/as, investigadores/as, técnicos/as e funcionários/as, são convidados/as a participar com a sua reflexão.

Este Seminário é organizado pelo SOCIUS/CSG, em parceria com três universidades brasileiras, FACE/UFG, UFSM e UFRJ.

Temáticas

1. História das pandemias correlacionadas com a espécie humana com causas e efeitos biológico-sociais;
  2. Contingências das interdependências e complementaridades entre a espécie humana e as espécies vegetais e espécies animais como emergência de epidemias: a) transformação de elementos orgânicos em inorgânicos; b) mutações biológicas e sociais;
  3. Causas e efeitos resultantes da emergência de epidemias nas sociedades contemporâneas em contextos-situação no espaço-tempo do desenvolvimento sustentável, do terceiro setor e das redes sociais;
  4. Papel das TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação): a) como modelo de superação das pandemias biológico-sociais; b) modalidades pedagógicas e educacionais; c) mudanças no processo e na organização do trabalho virtual versus trabalho real;
  5. Impacto da pandemia no comportamento da sociedade relativamente ao consumo e gestão de recursos numa perspetiva de economia circular/desenvolvimento sustentável: a) gestão de compras/alimentação; b) consumos de energia; c) reciclagem, etc.

Instruções de submissão

• Os resumos devem ser submetidos em português (em alternativa: inglês ou francês);
  • As propostas devem incluir: título, resumo (máximo de 50 palavras), resumo longo (máximo de 250 palavras), 5 palavras-chave;
  • A data limite para submissão de resumos é: 17 Janeiro 2021;
  • As inscrições abrem após comunicação dos resumos aceites: 25 janeiro 2021 (a confirmar);
  • A participação é gratuita.

Submeta o seu resumo >>

Mais informação >>