Chamada de artigos para o Dossier “A Infância Urbana nas Ciências Sociais: Problemáticas e Desafios Metodológicos”

Levindo Diniz Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil), Eunice Castro Seixas (SOCIUS, CSG, ISEG, Universidade de Lisboa,  Portugal) e Paulo Castro Seixas  (Universidade de Lisboa, Portugal) convidam à submissão de contribuições para o dossier especial “A Infância Urbana nas Ciências Sociais: Problemáticas e Desafios Metodológicos”, a ser publicado na Civitas – Revista de Ciências Sociais (SCOPUS).

Pretende-se reunir produções que revelem como a análise da relação das crianças com a cidade – cindida, desigual e excludente, pode ser realizada em vários níveis, possibilitando quer a compreensão de elementos estruturais acerca da infância em um dado território urbano quer na análise das formas pelas quais as crianças de diversos grupos sociais participam, circulam e interagem com a cidade tendo em conta, inclusive, os cruzamentos de género ou étnico-raciais. Por um lado, os efeitos do modelo neoliberal nas cidades latino-americanas apresentam transformações distintas das cidades europeias, destacando-se a privatização dos espaços públicos, a segregação e diferenciação sóciorracial, pauperização, violência urbana e precarização dos transportes públicos. Por outro, a apreensão das crianças no enfoque da dignidade humana e seu direito à cidade se apresenta ainda mais necessária em contextos de crises e desastres como a atual situação da pandemia. Efetivamente, a crise sanitária gerou mudanças nas sociabilidades urbanas, visíveis por exemplo no aumento de ocorrência de conflitos sociais e de estigmatização de grupos sociais marginalizados. Nesse sentido, interessa-nos trabalhos que investigam a infância contextualizando-a no seio de dinâmicas de poder que pautam as relações socioespaciais, intra e intergeracionais e a própria urbanidade, em temáticas como:

• Direito à cidade e direitos das crianças;
  • Infância e cidade no contexto da pandemia por Covid-19;
  • Resiliência urbana e resiliência infantil;
  • Participação infantil e planejamento urbano;
  • Presença e ação social da criança no espaço público;
  • Relações escola e cidade;
  • Mobilidade infantil na cidade;
  • Intervenções sócio-espaciais com/para crianças;
  • Arquitetura, Educação e Infância;
  • Infância e Novo Urbanismo;
  • Crianças em coletivos urbanos e movimentos sociais;
  • Políticas urbanas e proteção social, entre outras.

Submissões a decorrer entre 1 de julho a 30 de outubro de 2021.