Prolongada chamada de trabalhos para o 4º Encontro Anual de Economia Política: “O Desenvolvimento no seu Labirinto. Desafios de uma Economia Política Transformativa”

O CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CEsA/ISEG) associa-se à divulgação do 4º Encontro Anual de Economia Política, a ter lugar na Universidade de Évora entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2021, com o tema “O Desenvolvimento no seu Labirinto: Desafios de uma Economia Política Transformativa”, uma organização da Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol).

O Encontro tem início com uma Escola de Inverno a 28 de janeiro de 2021, com o tema “Pensar o Desenvolvimento: escalas, desafios e políticas”. Entre os conferencistas confirmados estão Ha-Joon Chang (Universidade de Cambridge, Reino Unido) e Carlos Lopes (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul). O prazo de submissão de propostas está a decorrer até 20 de setembro de 2020.

Desde o surgimento da ideia de que era possível melhorar as condições de vida das pessoas através de uma transformação das estruturas económicas, sociais e políticas, que o Desenvolvimento se assumiu como propósito fundador da Economia Política. O contexto histórico assim o proporcionava. Com efeito, a revolução industrial encetada no final do século dezoito inaugurava uma era de crescimento económico sem paralelo histórico e parecia poder abrir caminho para a resolução da pobreza extrema que afectava a esmagadora maioria da população do globo. Face ao optimismo que caracterizou os primeiros passos da Economia Política, cedo surgiram as primeiras críticas, no entanto. Jean Charles de Sismondi afirmou por exemplo que uma ciência que diz respeito unicamente aos meios para aumentar a riqueza sem estudar o propósito de tal riqueza é uma ciência falsa.

Hoje, os desafios colocados ao Desenvolvimento são inúmeros. Por um lado, o Desenvolvimento debate-se com questões epistemológicas que põem em causa alguns dos seus princípios básicos como o crescimento económico e a universalidade dos seus propósitos. Por outro lado, o espectro do esgotamento dos recursos, as alterações climáticas e os limites da globalização, de que a pandemia de COVID-19 constitui um exemplo, são alguns entre outros tantos fenómenos que questionam a própria possibilidade do Desenvolvimento.

O encontro visa juntar todos aqueles(as) que, das mais diversas áreas disciplinares e abordagens entendem os fenómenos económicos como sendo eminentemente configurados por factores de ordem social, política, jurídica, cultural, tecnológica e ecológica e devendo ser estudados nos seus contextos institucionais históricos e geográficos.

Aceitam-se comunicações que tratem, entre outros, os seguintes temas:

• Ambiente e desenvolvimento sustentável
  • Indicadores de desenvolvimento e de bem estar
  • Crescimento versus decrescimento
  • Crise económica e políticas públicas
  • Globalização, desglobalização e pandemias
  • Instituições e governação
  • Desigualdades e direitos humanos
  • Culturas, territórios e modelos de desenvolvimento
  • Tecnologias, inovação e o futuro do trabalho

Podem ser apresentadas propostas de: 1) comunicações, 2) painéis temáticos compostos por 3 ou 4 comunicações e 3) projetos de tese de doutoramento.

As propostas deverão ser apresentadas na língua das comunicações, podendo-se optar por português ou inglês.

As propostas de comunicações e projetos de tese devem conter a seguinte informação:

i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s);
ii) Tipo de proposta (comunicação, projeto de tese);
iii) Título e 4 palavras-chave;
iv) Resumo (máx. 800 palavras).

As propostas de painéis devem conter a seguinte informação:

i) Nome, filiação institucional e endereço de e-mail do(s) proponente(s) do painel e dos participantes;
ii) Título da sessão e das comunicações;
iii) Resumo da sessão e das comunicações (máx. 800 palavras cada).

Conferencistas confirmados

Ha-Joon Chang (Universidade de Cambridge, Reino Unido)
Carlos Lopes (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul)

Datas Importantes