Ciclo Livros do Nosso Tempo: “House of Debt: How they (and you) caused the great recession, and how we can prevent it from happening again?”, de Atif Mian & Amir Sufi

cartaz_ciclo-livros-20-abril

O Ciclo de Livros do Nosso Tempo é organizado anualmente pelo  CSG – Consórcio de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG/Universidade de Lisboa)  e tem por objectivo abordar livros importantes e recentes em áreas científicas relevantes para os programas de estudos do ISEG, nomeadamente, Gestão, Economia e Sociedade. Em cada sessão um (a) professor/investigador (a) do ISEG/ULisboa comenta as novas ideias sugeridas pelo tema do livro, que são colocadas em debate aberto aos participantes.

Na sessão de 20 abril 2017, o  livro House of Debt: How They (and you) Caused the Great Recession, and How We Can Prevent it from Happening Again?, de Atif Mian & Amir Sufi, foi comentado pela professora Rita Martins de Sousa (GHES/ISEG).

«A Grande Recessão Americana resultou na perda de oito milhões de empregos entre 2007 e 2009. Mais de quatro milhões de casas foram perdidas em “foreclosures”. É coincidência os Estados Unidos terem testemunhado um aumento dramático da dívida das famílias nos anos anteriores à recessão – que dobrou entre 2000 e 2007 para US $ 14 triliões? Definitivamente não. Atif Mian e Amir Sufi revelam em “House of Debt” como a Grande Recessão e a Grande Depressão, bem como o actual mal-estar económico na Europa, foram causados pelo exponencial aumento da dívida das famílias, seguido de um aumento significativo das despesas das famílias. Embora a crise bancária tenha tornado refém a atenção do público, Mian e Sufi argumentam fortemente e com dados reais de que a política actual é fortemente tendenciosa no sentido de proteger os bancos e os credores. Eles demonstram que aumentar o fluxo de crédito é desastrosamente contraproducente quando o problema fundamental é na realidade “demasiada dívida”. Como mostram na sua pesquisa, a dívida excessiva das famílias leva a “foreclosures”, fazendo com que os indivíduos gastem menos e economizem mais. Menos gastos significam menor demanda por bens, seguida de queda na produção e grandes perdas de empregos. Como terminar esse ciclo? Com um ataque directo à dívida, dizem Mian e Sufi. Um perdão de dívida mais agressivo após o acidente ajuda, mas, como ilustram, podemos livrar-nos de episódios dolorosos “bubble-and-bust” apenas se o sistema financeiro se afastar de sua dependência de contratos de dívida inflexíveis. A título de exemplo, propõem novos contratos hipotecários baseados no princípio da partilha de riscos, um conceito que teria impedido que a bolha imobiliária surgisse em primeiro lugar.
Completamente fundamentada em provas económicos convincentes, House of Debt oferece respostas convincentes a algumas das questões mais importantes que a economia moderna enfrenta hoje: Por que ocorrem severas recessões? Poderíamos ter evitado a Grande Recessão e suas consequências nefastas? E que acções são necessárias para evitar que tais crises se repitam?»
(The University of Chicago Press)

Mais informação sobre a próxima sessão aqui.