A Linha de Investigação “Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes” Sociais do SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, está a organizar o Workshop “Economia circular e Sustentabilidade”, com lugar no ISEG, no dia 27 de novembro de 2019.

Encontra-se a decorrer chamada de resumos até 31 de outubro de 2019.

Haverá uma seleção das comunicações para posterior publicação em livro, com ISBN.

Chamada de resumos

Prazo de submissão de resumos até 31 de outubro, 2019.

Os resumos deverão ser enviados para o email sociuseventos@iseg.ulisboa.pt

Os termos economia circular e sustentabilidade estão a ganhar força em ambientes académicos, no mercado e na administração pública. As semelhanças e diferenças entre os dois conceitos permanecem ambíguas. Observa-se uma necessidade urgente de transição para os sistemas sociotécnicos mais sustentáveis (ONU, GOALS, Agenda 2030). Problemas ambientais, como perda de biodiversidade, poluição da água, do ar e do solo, esgotamento de recursos e uso excessivo da terra, estão a colocar cada vez mais em risco os sistemas de sustentação da vida (ONU, GOALS). As expectativas da sociedade não são satisfeitas devido a questões como o alto desemprego, más condições de trabalho, vulnerabilidade social, a armadilha da pobreza, a equidade inter e intrageracional e o aumento das desigualdades (Stiglitz & Sen, 2016). Desafios económicos, expostos pela atual crise de mercado revelam a fragilidade no campo da economia, e.g.: o risco de fornecimento, mercados desregulamentados e politicas públicas com falhas, levam a instabilidades financeiras e económicas cada vez mais frequentes para a sociedade civil, empresas individuais e economias inteiras (Sachs, 2015). Para abordar essas e outras questões de sustentabilidade, o conceito da economia circular – embora não inteiramente novo – recentemente ganhou importância nas agendas dos formuladores de políticas. Tal é evidente, por exemplo, no abrangente pacote da Economia Circular Europeia (Comissão Europeia, 2015).