História

O CSG (Investigação em Ciências Sociais e Gestão) é uma unidade de investigação criada em 2013, através de um consórcio estabelecido entre o SOCIUS (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações), ADVANCE (Centro de Investigação Avançada em Gestão), CESA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) e GHES (Gabinete de História Económica e Social). Pertence ao Instituto Superior de Economia e Gestão / Lisbon School of Economics and Management (ISEG) da Universidade de Lisboa, uma instituição dedicada ao ensino e à investigação, fundada em 1911.

As principais características dos quatro centros que fundaram o CSG são as seguintes:

O SOCIUS foi criado em 1991 e é agora uma instituição privada sem fins lucrativos. Desde 1999 foi consecutivamente avaliado como Excelente pela FCT. A equipa de investigação do SOCIUS é constituída principalmente por membros do corpo docente do ISEG, mas também por investigadores a tempo inteiro, bolseiros de pós-doutoramento e docentes de outras universidades.

A sua principal área científica, a sociologia económica e das organizações, é considerada num sentido amplo, abrangendo inúmeros pontos de contacto entre a sociologia e a economia contemporâneas, além de outras abordagens científicas que estudam a realidade económica e organizacional. Ao longo dos anos, a participação em redes científicas tem sido uma prioridade. Tem sido assumido um papel activo e proeminente no desenvolvimento das redes e parcerias com instituições nacionais e internacionais, como forma de promover a partilha de conhecimentos, a colaboração em projectos de investigação e o debate em áreas comuns de investigação.

O ADVANCE é um centro criado em 2007 para incentivar e apoiar investigação inovadora e de alta qualidade em Gestão. Tem como objectivo desenvolver investigação de topo, combinando uma profunda base teórica com uma extensa pesquisa empírica. Do ponto de vista jurídico é uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja equipa de investigação é maioritariamente composta por docentes do ISEG. Está empenhado em incrementar a produção de trabalho científico a apresentar em conferências internacionais de topo, tal como a produção de artigos científicos publicados em revistas reconhecidas. Pretende ainda promover a realização regular de Cursos de Verão e seminários de investigação, permitindo a interação dos seus membros com os principais investigadores em vários campos da Gestão. Este contacto permite aos investigadores do ADVANCE – muitos dos quais doutorados no estrangeiro – serem frequentemente expostos à influência da investigação de ponta.

O CEsA é um centro de investigação fundado em 1983. É uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja equipa de investigação é composta por docentes do ISEG, investigadores a tempo inteiro e docentes de outras universidades. Dedica-se ao estudo do desenvolvimento económico, social e cultural de países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina, com particular ênfase no estudo dos países de língua portuguesa em África, China e Ásia-Pacífico, assim como Brasil e outros países do Mercosul. Além disso, o CEsA desenvolve investigação sobre muitos outros tópicos teóricos ou aplicados relacionados com estudos de desenvolvimento, em que se incluem a globalização e a integração económica. Do ponto de vista metodológico, o CEsA sempre procurou promover uma abordagem multidisciplinar para o fenómeno do desenvolvimento, e uma interligação permanente entre os aspectos teóricos e aplicados da investigação. Além disso, o centro aposta na organização e expansão da investigação, através da aquisição de bibliografia e de bases de dados, bem como através da troca de publicações com outros centros de investigação.

O GHES foi fundado em 1975. A sua equipa de investigação é essencialmente composta por docentes do ISEG. É desde 2011 uma unidade autónoma e uma instituição privada sem fins lucrativos. As principais atividades do GHES são a investigação fundamental e aplicada em História Portuguesa contemporânea e moderna, tanto no contexto europeu como mundial e, também, o apoio à docência na área científica de História no ISEG, incluindo a preparação de teses de doutoramento no âmbito dos programas de História e de Estudos do Desenvolvimento. Estas actividades estão relacionadas com duas áreas científicas principais: história económica e história empresarial. A história económica inclui a investigação relacionada com temas macroeconómicos, nomeadamente o crescimento económico, a história monetária e financeira, história marítima, história florestal, o estado providência e a integração europeia. A história empresarial inclui investigação relacionada com temas microeconómicos, tais como a estrutura, estratégia, propriedade e desempenho das empresas e outras organizações, e também a história dos mercados.