Novo Working-paper “The Monetary Transitions in Cabo Verde: From the Escudo Zone to the Exchange Agreement with Portugal” de João Estêvão

O documento de trabalho “The Monetary Transitions in Cabo Verde: From the Escudo Zone to the Exchange Agreement with Portugal” (WP nº179, CEsA/CSG-ISEG, maio de 2020) , de autoria de João Estêvão, nosso investigador e professor de economia e política do desenvolvimento no ISEG, debruça-se sobre as duas transições monetárias ocorridas em Cabo Verde depois da independência.

A primeira transição aconteceu imediatamente após a independência, dando lugar a um sistema autónomo, de soberania monetária, e com o abandono da paridade cambial com o escudo português que existia no período colonial. A segunda ocorreu a partir de 1993 e inclui, desde 1998, um acordo de cooperação cambial com Portugal, que restabeleceu a ligação paritária entre o escudo cabo-verdiano e o escudo português.

Este artigo analisa não apenas as condições de estabilidade monetária e cambial nas duas transições, mas também a natureza das mudanças ocorridas com a segunda transição. Essas mudanças refletiram-se numa tendência de transformação estrutural e consolidação da economia de mercado em Cabo Verde, abrindo caminho para o bom desempenho económico das últimas décadas.

(Download)

©2020 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?