Workshop “Economia Circular e Sustentabilidade” – Chamada de resumos

Chamada de resumos

Prazo de submissão de resumos até 31 de outubro, 2019.

Os resumos deverão ser enviados para o email sociuseventos@iseg.ulisboa.pt

A Linha de Investigação “Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Sector e Redes” Sociais do SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, está a organizar o Workshop “Economia circular e Sustentabilidade”, com lugar no ISEG, no dia 27 de novembro de 2019.

Encontra-se a decorrer chamada de resumos até 31 de outubro de 2019.

Haverá uma seleção das comunicações para posterior publicação em livro, com ISBN.

Os termos economia circular e sustentabilidade estão a ganhar força em ambientes académicos, no mercado e na administração pública. As semelhanças e diferenças entre os dois conceitos permanecem ambíguas. Observa-se uma necessidade urgente de transição para os sistemas sociotécnicos mais sustentáveis (ONU, GOALS, Agenda 2030). Problemas ambientais, como perda de biodiversidade, poluição da água, do ar e do solo, esgotamento de recursos e uso excessivo da terra, estão a colocar cada vez mais em risco os sistemas de sustentação da vida (ONU, GOALS). As expectativas da sociedade não são satisfeitas devido a questões como o alto desemprego, más condições de trabalho, vulnerabilidade social, a armadilha da pobreza, a equidade inter e intrageracional e o aumento das desigualdades (Stiglitz & Sen, 2016). Desafios económicos, expostos pela atual crise de mercado revelam a fragilidade no campo da economia, e.g.: o risco de fornecimento, mercados desregulamentados e politicas públicas com falhas, levam a instabilidades financeiras e económicas cada vez mais frequentes para a sociedade civil, empresas individuais e economias inteiras (Sachs, 2015). Para abordar essas e outras questões de sustentabilidade, o conceito da economia circular – embora não inteiramente novo – recentemente ganhou importância nas agendas dos formuladores de políticas. Tal é evidente, por exemplo, no abrangente pacote da Economia Circular Europeia (Comissão Europeia, 2015).