2-6 SET 2019 | Escola de Verão Internacional “Concepts and tools to engage in knowledge co-production and public participation” – Inscrições abertas

A 5ª Edição da Escola de Verão Internacional “Concepts and tools to engage in knowledge: co-production and public participation” realiza-se de 2 a 6 de setembro de 2019, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. O período de inscrições encontra-se aberto até 10 de agosto de 2019.

Programa

A Escola de Verão está dividida em 8 blocos que serão realizados durante 5 dias, das 9h30 às 17h30:

• Introdução e lançamento do curso;
  • Conceitos, definições e principais questões relacionadas à co-produção de conhecimento e participação pública;
  • Análise do contexto antes de iniciar um processo participativo e de coprodução;
  • Planeamento de co-produção de conhecimento e processos de participação pública;
  • Apresentação e teste de ferramentas participativas, métodos e configurações;
  • Ferramentas, métodos e habilidades de facilitação;
  • Avaliação dos processos de co-produção de conhecimento e participação pública;
  • Resumindo e identificação dos princípios de co-produção de conhecimento e processos de participação pública e como aplicá-los.

Será aplicada uma abordagem de método misto, incluindo apresentações teóricas, exercícios interactivos e trabalhos em grupo, discussões plenárias e simulações.

Os/as participantes aplicarão os métodos e ferramentas participativos propostos trabalhando nos seus próprios estudos de caso. Os contextos de aplicação podem envolver projectos de pesquisa transdisciplinares, processos participativos de tomada de decisão, bem como desenvolvimento e implementação de políticas.

Equipa de formação

Mathieu Dionnet (Lisode, Montpellier, França)
Marta Varanda (SOCIUS/CSG, ISEG-Ulisboa, Portugal)
Sofia Bento (SOCIUS/CSG, ISEG-Ulisboa, Portugal)