Estudo «O Estado por dentro», Coord. por Daniel Seabra Lopes – Disponível para download!

capa_study-estado-por-dentro

Este estudo (coordenado por Daniel Seabra Lopes, antropólogo do SOCIUS/CSG, ISEG-ULisboa), cuja apresentação teve lugar passado dia 4 de dezembro 2017, na Biblioteca Palácio das Galveias, apresenta uma visão etnográfica de três funções representativas do Estado: o poder político personificado nos deputados à Assembleia da República; o poder judicial personificado nos magistrados ou oficiais de justiça de dois tribunais de primeira instância; e a gestão do ambiente levada a cabo pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente. Metodologicamente apoiado em trabalho de campo intensivo com recurso à observação participante, o estudo procura dar primazia às pessoas que, quotidianamente, fazem do Estado uma realidade concreta e actuante. Este trabalho retrata e analisa os meandros do funcionamento daquelas quatro instituições, procurando compreender o trabalho dos seus agentes nas suas vertentes interaccionais, sociotécnicas e culturais.

O estudo “O Estado por dentro: uma etnografia do poder e da administração pública em Portugal” está disponível gratuitamente para download!

Para saber mais sobre o estudo e as suas implicações, assista aqui ao debate na rádio Renascença entre Daniel Seabra Lopes e Pedro Lomba, jurista e ex-secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, no Da Capa à Contracapa desta semana.

©2018 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?