Projectos de Investigação Internacionais com Fundo Específico

1. “Enquêtes sociologiques de terrain sur la perception du risque et la résilience des ménages en Guinée-Bissau”. Coordenador: Prof. Doutor Carlos Sangreman. Financiado por Investigação e Inovação, Comissão Europeia. Duração: 2018-19.
  2. Aga Khan et le Portugal (1960-2006), de la fin do “Estado da India” au Concordat avec l’Etat portugais. Joana Pereira Leite, Investigadora. Duração: 2016
  3. Assessing the employment impact of Chinese firms in Sub-Saharan Africa. ESRC-DFID China and Africa Research Programme, Ref. ES/M004228/1. Financiado por ESRC e School of Oriental & African Studies. Renmin University (Beijing, China), Ethiopian Economics Association (Ethiopian Economic Policy Research Institute, EEA-EEPRI) e Universidade Agostinho Neto, Luanda (Angola), entre outras instituições sediadas na China, EUA e Reino Unido. Coodenador: Carlos Oya (SOAS, University of London). Manuel Ennes Ferreira, Investigador. Duração: junho 2015-junho 2018.
  4. Avaliação do Projeto de Apoio à Intensificação da Produção Alimentar na Guiné-Bissau (PAIPA). Coordenadora: Sónia Frias. Investigadora: Iolanda Évora. CEsA/Instituto Camões. Duração: 2015-2016.
  5. Elaboração de uma nova história da moeda em Cabo Verde. Coordinador: João Estêvão. Financiado por Banco de Cabo Verde. Duração: 01-08-2012 / 30-09-2016.
  6. Estudo sobre a dinâmica das remessas de emigrantes cabo-verdianos e o seu impacto na vida das famílias, em particular e de Cabo Verde, em geral. Investigador: Odair Bartolomeu Barros Lopes Varela. Financiado por ACP-EU Migration Action. Duração: 2016-04/2016-06.
  7. História da Moeda em Cabo Verde. Coordenador: João Estêvão. Financiado por Banco de Cabo Verde, 2012-2016. 1ª publicação: Estêvão, João. História da Moeda em Cabo Verde. Do início do povoamento à actualidade, Praia, Banco de Cabo Verde, 2015. Próximas publicações: Séries monetárias e financeiras de Cabo Verde (1865-1975) e Base de dados bibliográfica para a história monetária e financeira de Cabo Verde.
  8. La rencontre du Portugal avec l’empire asiatique (1947-1961). CESA/IMAF/CNRS. Joana Pereira Leite e Nicole Khouri, Investigadoras.
  9. Migrations, famille et politiques publiques des pays d’accueils. Etudes comparées des migrations capverdiennes en Europe et aux USA. Investigadora: Iolanda Évora. Financiado por Pierre-Joseph Laurent, 2014-2016, CRD / Fond national de la recherche scientifique (FNRS – Belgique). Université catholique de Louvain, Laboratoire d’anthropologie prospective – LAAP/ Universidade de Cabo Verde, Laboratório de Ciências Sociais e Políticas/Universidade Federal da Bahia, Centro de Estudos Africanos/Universidade de Lisboa, CEsA, ISEG/Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia.
  10. Nouvelles et anciennes diasporas entre les deux rives de l’Ocean indien occidental (1947-1968). CESA/IMAF/CNRS. Joana Pereira Leite e Nicole Khouri, Investigadoras.
  11. Observatório dos Direitos, Guiné-Bissau. Coordenador: Carlos Sangreman. Financiado por União Europeia (International Cooperation and Development – DG DEVCO) e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Instituições participantes: CEsA – Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina; Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP); Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). Duração: 01-10-2013 / 31-12-2016.
  12. Políticas públicas e agricultura em Moçambique. Modelos de desenvolvimento rural. Transformação estrutural da agricultura e das economias. João Mosca, Investigador.
  13. Public debt, natural resources and the political economy of the capital accumulation and economic bubble in Mozambique. Projecto em execução conjuntamente com o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Maputo. O Nyerere Resource Centre (NRC), em Dar-es-Salaam, colabora somente no aspecto do papel da dívida pública na acumulação de capital. Financiado por IESE e Fundação Calouste Gulbenkian (através de bolsa atribuida ao investigador). Carlos Nuno Castel-Branco, Investigador.