Portuguese Economic Journal: nº especial sobre Política Económica em Portugal: Competição, Inovação, Competitividade e Internacionalização

scan_pic0021

Chamada para o Nº especial sobre Política Económica em Portugal: Competição, Inovação, Competitividade e Internacionalização

Após a Grande Recessão e as réplicas, é claro que as deficiências estruturais de longo prazo tornariam a vida desconfortável para os países menos produtivos que participam nos mercados internacionais. Os desequilíbrios macroeconómicos de curto prazo podem ser corrigidos com medidas de ajuste temporárias, mas dolorosas, mas serão recorrentes – como uma doença crónica – se a convergência de crescimento não for retomada. Esta não é uma tarefa fácil, mas é uma boa ideia a ser trabalhada. É por isso que os factores de crescimento microeconómico de longo prazo são tão importantes. Isto é verdade para uma pequena economia aberta como Portugal, mas há lições que podem ser aprendidas e adaptadas a qualquer outra geografia. Este número especial do PEJ visa reunir pesquisas inovadoras empíricas, teóricas e orientadas para políticas sobre a economia portuguesa em três campos:(I) competição, (ii) inovação, e (iii) competitividade e internacionalização.

Regras de submissão de artigos

Os/as autores/as devem ter em conta que a contribuição para a economia portuguesa, embora também possa abranger outros países. Pelo menos um dos campos acima mencionados deve ser abordado no artigo, mesmo que seja explorado em conjunto com outros campos. O diagnóstico de problemas e as implicações políticas e/ou as recomendações são bem-vindas. As inscrições serão avaliadas sob o processo de revisão usual na PEJ. Por favor, consulte o Springer (website do jornal) para obter instruções específicas para a submissão online – escolha “edição especial” para o tipo de artigo.

Prazo para a submissão de artigos

Submissões a esta edição especial decorrem de 16 a 30 de setembro de 2017. A edição especial será publicada no segundo semestre de 2018.

Editores desta edição especial

  • Alves, Ricardo P. (GEE e IADE da U. Europeia)
  • Costa, Luís F. (ISEG da ULisboa)
  • Hoernig, Steffen (NOVA SBE)

Prémios e disseminação

Será atribuido um prémio de 3.000€ aos artigos aceites para publicação, com patrocínio do Gabinete de Estratégia e Estudos (EGE) do Ministério da Economia Portuguesa. A edição especial consistirá de três a cinco artigos. As versões preliminares dos artigos aceites serão divulgadas como documentos de trabalho no site da GEE. Uma edição especial será organizada para esses trabalhos na 12ª Reunião Anual da PEJ a ser realizada em Lisboa em julho de 2018.

GEE: chamadas paralelas

O GEE  está a organizar três chamadas em paralelo para submissão de artigos, para cada um dos campos indicados acima. Os manuscritos aceites serão igualmente premiados e divulgados no site. Os/as autores/as que submetem artigos para o nº especial, poderão submeter igualmente os seus artigos nestas chamadas. No entanto, podem ser premiados apenas uma vez. Para mais informações, consultar o GEE website.

Visite o website do jornal.

©2019 CSG desenvolvimento [m]

Log in with your credentials

Forgot your details?