27 OUT 2017 | IWSEA: 5º Workshop Internacional sobre “Socio-Economics of Ageing”

ISEG/Universidade de Lisboa, 27 Outubro 2017

banner_5th-international-workshop

Organizadores: Paula Albuquerque e Francisco Nunes

Keynote Speaker: Prof. Alexia Fürnkranz-Prskawetz, Technische Universität Wien, Áustria

Prazo para submissão dos resumos: 6 Maio 2017

A mudança da estrutura etária das populações cria desafios e oportunidades nos países de todo o mundo. Neste workshop serão consideradas tanto a dimensão económica como as dinâmicas sociais das sociedades mais envelhecidas. Pretende-se criar sinergias com outros/as investigadores/as eventualmente interessados/as em aprofundar os aspectos socioeconómicos do envelhecimento, compartilhando resultados e explorando novas abordagens.

Convida-se à apresentação de trabalhos teóricos, empíricos e sobre políticas:

• Políticas económicas em sociedades envelhecidas.
  • Efeitos da crise sobre a população idosa.
  • Perfis de consumo e poupança.
  • Comportamento no mercado de trabalho.
  • Bem-estar ou felicidade.
  • O estatuto económico dos idosos.
  • Pobreza, desigualdade na distribuição do rendimento e exclusão social.
  • Arranjos de vida e arranjos de assistência.
  • Transferências intergeracionais, públicas e privadas.
  • Famílias em envelhecimento.
  • Envelhecimento da população nos países em desenvolvimento.
  • Bases de dados e estatísticas para a investigação sobre o envelhecimento.

As propostas devem conter o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es)/as, a(s) filiação(ões) institucional(ais) e o resumo alargado (2-3 páginas em inglês), que deverão ser enviadas por email para papers2017@iwsea.pt, até 6 de Maio 2017.

As decisões serão tomadas pouco depois. Todas as submissões serão objeto de revisão por pares (peer-review).

Após a aceitação, será necessário efetuar o registo, através do pagamento de uma taxa de 150 Euros. Esta taxa inclui acesso a todas as sessões, materiais para conferências, conferências, coffee-breaks, almoço e um jantar especial com música típica portuguesa (Fado).

A fim de melhorar a qualidade dos comentários, os artigos terão um comentador atribuído. Cada pessoa que apresenta um trabalho deve assim estar preparada para comentar o trabalho de outro participante. O prazo para a receção do documento completo é 2 de setembro de 2017.

Mais informação no site do evento, aqui.